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Alimentação na Amamentação

Da mesma forma que é importante cuidar da alimentação durante a a gestação, quando a recém-mamãe está amamentando também devem consumir alimentos que ajudem a preservar a sua saúde e também a do bebê.

Confira importantes orientações alimentares específicas para esta fase.

Ferro
Durante a amamentação as lactantes geralmente não menstruam, a necessidade de ferro diminui, quando comparada com antes da gravidez.

Calorias
Nesta fase a mulher deve consumir no mínimo 1800 calorias por dia se tiverem amamentando apenas um bebê, no caso de múltiplos a necessidade aumenta em 500 calorias para cada bebê amamentado.

Cálcio
A necessidade de cálcio durante a amamentação é tão grande quanto durante a gravidez. Portanto, continue a ingerir pelo menos 3 ou 4 porções de alimentos ricos em cálcio por dia. No caso de mães adolescentes, o ideal é consumir quatro ou cinco por dia.

Proteína
É muito importante consumir uma porção de proteína em pelo menos duas refeições no dia. carne, frango, frutos do mar, peixes, feijão, tofu e muitos produtos derivados de leite são ótimas fontes de proteína.

Líquidos
Beba de oito a dez copos de líquido (como água, chás, sucos naturais) por dia, é muito importante estar hidratada para que não prejudique a produção e leite. Mas não precisa exageram, afina, beber líquido demais não vai fazer com que você tenha mais leite.

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