Menu

Como ajudar o bebê a falar mais rápido

Apesar do desenvolvimento da criança só acontecer quando ela estiver preparada, os pais podem ajudar criando um ambiente que facilite o aprendizado e também o desenvolvimento da linguagem.

Normalmente, o bebê aprende a dizer as primeiras palavras por volta dos 6 meses de idade. Embora no início não seja possível entender o que ele está falando, aquelas “letrinhas misturas” indicam as primeiras tentativas de se comunicar. Quando tiver entre 1 e 2 anos a criança provavelmente já terá um vocabulário com cerca de 50 palavras e já será capaz de formular algumas frases.

Embora seja inútil e até prejudicial para o bebê compará-lo com outros e forçar para que ele fale antes de estar preparado, os pais podem ajudar no desenvolvimento da linguagem falando bastante com ele, devagar e claramente e descrevendo as coisas que estão fazendo e usando, como peças de roupas, tipos de alimentos e nomes de objetos.
Uma boa dica é facilitar o uso das palavras, chamando, por exemplo, todos os tipos de calçados apenas de sapatos.

Quando se presta bastante atenção enquanto o bebê fala, ele fica estimulado a falar mais. Livros de figuras e DVDs educativos infantis também podem ajudar a criança a associar as palavras aos objetos.

Acima de tudo, é sempre muito importante ter paciência e tentar compreender o que a criança quer, não se antecipando e permitindo que complete a palavra ou frase sozinha. Quando os pais estimulam o bebê a falar e não o repreendem quando erra, o desenvolvimento da linguagem acontece mais facilmente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Leia Mais »