Menu

Afinal, quanto custa?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Quando pensamos em tratamento de fertilidade, é natural que muitas dúvidas apareçam. Será que vai dar certo? Qual é a melhor clínica? Devo ouvir a recomendação dos meus amigos? Qual é o preço do tratamento? É este último item que vamos abordar neste artigo.

O que é caro e o que é barato para você? O que é caro para um pode ser barato para outro. E vice-versa. Em relação à fertilização in vitro (FIV), eu tenho a impressão que todo mundo acha caro, até mesmo as pessoas que têm muito dinheiro. Talvez pela ampla exposição na mídia que o segmento teve no passado na qual famosos e mais famosos se exibiam com seus filhos em revistas de celebridade e em programas de TV. Talvez por ser um tratamento médico relativamente novo. O fato é: a maioria das pessoas pensa que a FIV é privilégio de poucos.

O tratamento de FIV tem um custo que varia entre nove e vinte mil reais, dependendo da complexidade do caso e da clínica. A estes valores, somam-se entre quatro a seis mil reais de medicamentos. No total, o procedimento custa entre 13 e 26 mil reais e está mais acessível do que no passado. Caro ou barato? Depende de cada um. O fato é que existe uma faixa de preço no mercado.

A intenção deste artigo não é divulgar o preço do tratamento. Mesmo porque isso fere a ética médica e a relação médico paciente é muito mais complexa do que uma simples relação comercial em uma prestação de serviços. O propósito é quebrar o paradigma de que a fertilização in vitro sempre custa caro.

Com o perdão das comparações. Se você sonha com uma viagem ao exterior, um carro zero cheio de opcionais ou até mesmo um super tratamento estético, você não procura saber o preço? Pode ser caro ou barato, não é verdade? Depende do destino da viagem, do fabricante do carro, da clínica de estética e de vários outros fatores. Por que, ao sonhar com a FIV, ao sonhar em aumentar a família, muitos casais sequer buscam informações sobre o assunto? O tratamento é sim acessível a muitos casais.

Agora que você já sabe que os valores não são assim tão assustadores e se você tem desejo de ter mais informações a respeito, procure uma clínica que realiza um trabalho sério e ético. Busque referências com médicos que você já conhece, pergunte aos amigos e familiares, pesquise na internet e ouça mais de uma opinião.

O tratamento contra a infertilidade não precisa se tornar mais um problema na sua vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode se interessar:

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO) é o efeito colateral mais comum da estimulação ovariana. Qualquer que seja a técnica de reprodução humana assistida, coito

Novembro Azul

Novembro Azul

Começou o Novembro Azul, um movimento internacional para sensibilizar a população sobre os perigos do câncer de próstata e estimular a prevenção e diagnóstico da

Tabagismo e Infertilidade

Tabagismo e Infertilidade

Saiba mais sobre a relação entre tabagismo e infertilidade Fumar é um péssimo hábito para a saúde, isso todos sabem. Entretanto, o que muitas pessoas

Cálculo de Ovulação

Técnicas para cálculo de ovulação

Cálculo de ovulação: conheça algumas técnicas para aumentar as chances de engravidar Para a ciência, um casal é considerado infértil quando, depois de um ano