Menu

A Visão do Bebê

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A visão é um dos principais sentidos do ser humano. Conforme crescemos, os olhos são importantes para absorver uma quantidade enorme de informação, o que por sua vez vai estimular o desenvolvimento do cérebro e colaborar para conquistas físicas, como sentar, deitar, engatinhar e andar quando somos bebês, portando a visão leva à movimentação. O bebê enxerga desde o nascimento, a menos que tenha algum problema.

Nos seis primeiros meses de vida, a visão do bebê vai melhorando, e por volta dos 8 meses de idade ele enxerga o mundo tão bem quanto um adulto. A visão se desenvolve aos poucos, diferentemente da audição, que está completamente formada ao fim do primeiro mês. Quando o bebê nasce, a visão é um tanto quanto embaçada, mas se distingue luz, formas e movimento. Neste período, o recém-nascido já enxerga bem a uma distância de 30 centímetros, ideal para enxergar com clareza o rosto de quem o carrega no colo.

Quando nasce, o bebê não consegue usar os olhos simultaneamente, por isso fica estrábico com frequência. Com três meses, porém, ele já aprende a focalizar os olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar um objeto em movimento. Um simples brinquedo passado diante do seu rosto já é o suficiente para ter atenção total do bebê.

Pergunte na maternidade ou ao pediatra na primeira consulta se os olhos foram examinados, para ficar despreocupada com doenças, como a catarata congênita, o glaucoma e o retinoblastoma. O ideal é que o primeiro exame seja feito ainda na maternidade, pelos pediatras, para que avaliem a retina com luz emitida por um aparelho especial. A maioria das deficiências visuais podem ser corrigidas se forem detectadas cedo.

Quando se preocupar

Se seu bebê não fixa o olhar ou acompanha um objeto com os dois olhos aos quatro meses de idade, fale com o médico. Bebês prematuros tem risco aumentado para determinados problemas de visão, como astigmatismo, miopia e estrabismo, por isso os pais e médicos devem dedicar atenção especial. Fale com o pediatra se seu bebê tem dificuldade para movimentar um ou os dois olhos para todas as direções, ou se ele passa a maior parte do tempo com os olhos focalizados para dentro ou para fora.

A cor dos olhos do bebê

Nos primeiros dias de vida, a cor dos olhos do bebê não é muito definida (cinza escuro). À medida que o tempo passa, a cor tende a se firmar entre azul, verde ou castanho. Isso acontece pois a quantidade de melanina ainda é pequena na íris e é ela a responsável por produzir a cor dos nossos olhos.  A cor dos olhos do bebê muda entre os 3 e 6 meses de idade, mantendo-se inalterada após este período, dependendo da quantidade de melanina geneticamente projetada para o bebê. 

a visão do bebê 1 mês
1 mês
a visão do bebê 3 meses
3 meses
a visão do bebê 4 meses
4 meses
a visão do bebê 6 meses
6 meses
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Leia Mais »

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Leia Mais »