A Visão do Bebê

mãe e bebê se olhando

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A visão é um dos principais sentidos do ser humano. Conforme crescemos, os olhos são importantes para absorver uma quantidade enorme de informação, o que por sua vez vai estimular o desenvolvimento do cérebro e colaborar para conquistas físicas, como sentar, deitar, engatinhar e andar quando somos bebês, portando a visão leva à movimentação. O bebê enxerga desde o nascimento, a menos que tenha algum problema.

Nos seis primeiros meses de vida, a visão do bebê vai melhorando, e por volta dos 8 meses de idade ele enxerga o mundo tão bem quanto um adulto. A visão se desenvolve aos poucos, diferentemente da audição, que está completamente formada ao fim do primeiro mês. Quando o bebê nasce, a visão é um tanto quanto embaçada, mas se distingue luz, formas e movimento. Neste período, o recém-nascido já enxerga bem a uma distância de 30 centímetros, ideal para enxergar com clareza o rosto de quem o carrega no colo.

Quando nasce, o bebê não consegue usar os olhos simultaneamente, por isso fica estrábico com frequência. Com três meses, porém, ele já aprende a focalizar os olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar um objeto em movimento. Um simples brinquedo passado diante do seu rosto já é o suficiente para ter atenção total do bebê.

Pergunte na maternidade ou ao pediatra na primeira consulta se os olhos foram examinados, para ficar despreocupada com doenças, como a catarata congênita, o glaucoma e o retinoblastoma. O ideal é que o primeiro exame seja feito ainda na maternidade, pelos pediatras, para que avaliem a retina com luz emitida por um aparelho especial. A maioria das deficiências visuais podem ser corrigidas se forem detectadas cedo.

Quando se preocupar

Se seu bebê não fixa o olhar ou acompanha um objeto com os dois olhos aos quatro meses de idade, fale com o médico. Bebês prematuros tem risco aumentado para determinados problemas de visão, como astigmatismo, miopia e estrabismo, por isso os pais e médicos devem dedicar atenção especial. Fale com o pediatra se seu bebê tem dificuldade para movimentar um ou os dois olhos para todas as direções, ou se ele passa a maior parte do tempo com os olhos focalizados para dentro ou para fora.

A cor dos olhos do bebê

Nos primeiros dias de vida, a cor dos olhos do bebê não é muito definida (cinza escuro). À medida que o tempo passa, a cor tende a se firmar entre azul, verde ou castanho. Isso acontece pois a quantidade de melanina ainda é pequena na íris e é ela a responsável por produzir a cor dos nossos olhos.  A cor dos olhos do bebê muda entre os 3 e 6 meses de idade, mantendo-se inalterada após este período, dependendo da quantidade de melanina geneticamente projetada para o bebê. 

a visão do bebê 1 mês
1 mês
a visão do bebê 3 meses
3 meses
a visão do bebê 4 meses
4 meses
a visão do bebê 6 meses
6 meses

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter