A beleza da gestação – Sorriso de mãe: gestação e saúde bucal

A beleza da gestação – Sorriso de mãe: sorriso saudável!

Gestação e saúde bucal estão interligadas.

Durante o período da gestação, uma série de alterações no organismo da futura mamãe pode levar ao aparecimento de problemas dentais e gengivais.

Possíveis alterações:

– alterações hormonais (gengivite gravídica);
– aumento da acidez bucal;
– higiene bucal incorreta (muitas vezes devido a enjoos com o gosto do creme dental ou com a espuma);
– diminuição dos cuidados com a higienização bucal (principalmente após o parto, quando a atenção está mais voltada ao bebê do que aos cuidados pessoais).
Mudanças nos hábitos alimentares, como o aumento da ingestão de alimentos em menor espaço de tempo acabam fazendo com que a gestante não dê a atenção devida à sua higiene bucal. Muitas vezes as escovações acabam restritas somente após as principais refeições.

O ideal é que a futura mamãe procure um dentista e faça uma avaliação antes de engravidar. Caso isso não seja possível, não existe motivo para preocupação, pois os tratamentos dentários podem ser realizados em qualquer idade gestacional. Mas não se esqueça de avisar seu dentista que você está grávida para que ele possa tomar os devidos cuidados com o uso de medicamentos e exposição ao raio-x.

O 2º trimestre da gestação é considerado o momento mais oportuno para os tratamentos, pois normalmente é o período em que a mamãe está em melhores condições físicas e psicológicas.

Se tiver qualquer dúvida, peça ao dentista que converse com o seu médico e não se esqueça que hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa alimentação devem ser adotados desde a gravidez, pois essa postura vai influenciar na saúde bucal do bebê.

Falando nisso…

O sucesso do livro “Bebê a Bordo – Guia para curtir a gravidez a dois” foi tão grande que já está sendo lançada a 6ª edição, com o prefácio do pediatra Dr. Sérgio Ayres.

A Origem dos Nomes:

Fernanda
Origem: Teutônico 
Significado: Ousada, alta
 
Karla
Origem: Teutônico
Significado: Forte, fértil
 
Rute
Origem: Hebraico 
Significado: Bela, cheia de beleza
Wellington
Origem: Anglo-Saxão
Significado: De família próspera
 
Irineu
Origem: Grego 
Significado: Pacífico, homem da paz
 
Oséas
Origem: Hebraico 
Significado: Salvador

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter