5 Fatos sobre Menopausa e Fertilidade

Listamos 5 fatos sobre Menopausa e Fertilidade. As mulheres que planejam engravidar perto ou depois dos 40 anos, precisam prestar atenção aos sinais do climatério e menopausa.

Porém, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos, afinal o fim da capacidade reprodutiva muitas vezes é compatível com uma saúde excelente e aparência jovial.

Para ajudar as futuras mamães que se enquadram na descrição acima, separamos 5 fatos sobre a fertilidade antes, durante e depois da menopausa.

1 – A relação entre idade e fertilidade

As mulheres nascem com aproximadamente um milhão de óvulos que são descartados ao longo da vida reprodutiva. 

Quando a menopausa chega, resta geralmente cerca de uma centena deles.

Por isso, é aconselhável que mulheres com 30 anos ou mais e que ainda desejam engravidar, façam monitoramento constante do seu estado de fertilidade.

2 – As chances de engravidar no climatério são baixas

Antes dos 35 anos, mulheres com taxas normais de fertilidade têm 15% de chances de engravidar a cada ciclo de ovulação.

Geralmente, com a chegada dos 40 anos, o processo que levará à menopausa tem início: o climatério.

Durante essa fase, as chances de engravidar naturalmente caem para menos de 5% por ciclo.

3 – Atenção à menopausa precoce

A menopausa precoce, conhecida também como insuficiência ovariana, acontece quando a fase reprodutiva da mulher acaba antes dos 40 anos.

Na maioria das vezes não há sintomas. Para detectá-la são necessários exames hormonais e de ultrassom para contagem dos folículos.

4 – É possível engravidar com óvulos próprios após a menopausa

Muitas mulheres sabem que precisarão adiar os planos de gravidez para depois dos 35 anos. Nestes casos, o congelamento de óvulos é recomendado. 

É importante ressaltar que o ideal é preservar os óvulos antes dessa idade, pois quanto antes eles forem congelados, melhor será sua qualidade e as chances de gestação.

5 – Idade máxima para tratamento de reprodução assistida

O Conselho Federal de Medicina recomenda que os tratamentos de reprodução assistida sejam feitos no máximo até os 50 anos. Depois dessa idade, casos extraordinários devem ser avaliados criteriosamente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Dicas para tentar engravidar

A Concepção: 5 dicas para engravidar

Neste artigo iremos abordar temas relacionados à concepção e compartilharemos 5 dicas para engravidar. Quando aprendemos pela primeira vez sobre a concepção na educação sexual,

Os cuidados depois da cesárea

Os cuidados depois da cesárea

O parto é um momento emocionante. Você finalmente conhece o bebê que estava crescendo dentro de você nos últimos 9 meses. No entanto, ter um