Menu

O que é Videolaparoscopia?

Videolaparoscopia

Através de uma pequena incisão a nível do umbigo introduzimos uma agulha, pela qual insuflamos gás carbônico, com o fim de distender a cavidade e afastar a parede abdominal das alças intestinais.

Esse instrumento ligado a uma fonte de luz fria (Xenônio) e a uma microcâmera de vídeo, nos permite visualizar e filmar a cavidade abdominal e a grande maioria de seu conteúdo. Desse modo, podemos identificar os órgãos pélvicos (útero, trompas, ovários, bexiga, ureteres), intestinos, estômago, fígado, vesícula biliar, baço, diafragma, grandes vasos e peritôneo.

 O que é Laparoscopia?

Laparoscopia

Laparoscopia é um método de diagnóstico capaz de identificar doenças e alterações da cavidade abdominal e de seus órgãos, sem a necessidade de “abrir” ou realizar grandes incisões sobre a parede do abdomen.

A seguir, através da mesma incisão, introduzimos uma peça em forma de tubo, denominada “trocar”, que será a via condutora de um tipo de telescópio, chamado de laparoscópio.

Há tempos atrás a laparoscopia era usada apenas para diagnóstico. Atualmente, com o desenvolvimento de instrumental adequado, podemos realizar grandes cirurgias através dessas pequenas incisões.

Quais as cirurgias ginecológicas podem ser realizadas através de Videolaparoscopia?

1. Cirurgia da Endometriose;
2. Retirada de órgãos pélvicos tais como: Salpingectomia (retirada de trompas), Histerectomia (retirada do útero), Ooforectomia (retirada de ovários);
3. Retirada de Aderências ou Miomas;
4. Correção da Perda de Urina aos Esforços (cirurgia de Burch);
5. Cirurgia da Gravidez nas Trompas.

Vantagens:
1) O menor tempo de internação;
2) A volta rápida às atividades físicas;
3) A menor chance de infecção e aderências;
4) Relação custo/benefício bem mais baixo que as cirurgias convencionais.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Miomas Intramurais

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Sinéquias Uterinas

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Os casais homoafetivos cada vez mais têm seus direitos assegurados, fruto de muito trabalho e luta da comunidade LGBT. As dificuldades em terem seus relacionamentos

O que é Inseminação Artificial?

O que é Inseminação Artificial?

O que é? Inseminação Artificial (IA), também conhecida pelo nome de Inseminação Intrauterina (IIU), consiste em colocar uma amostra de sêmen processada em laboratório no