Menu

Como tratar a endometriose?

Perguntas para o seu médico se você tem endometriose e está considerando o tratamento

• Discutir a laparoscopia e / ou medicamentos para tratar a endometriose.

• Se você estiver considerando a cirurgia, pergunte quantos casos de cirurgia da infertilidade ele faz num ano (150 -200 casos é bom).

• Se você estiver considerando a cirurgia, pergunte se o médico vai filmar e gravar a cirurgia, o que geralmente é uma boa idéia.

• Discutir um plano de tratamento para os primeiros seis meses após a cirurgia ou um tratamento medicamentoso para melhorar as chances de concepção. Considera-se que a melhor “janela de tempo” para engravidar é nos primeiros seis meses após o tratamento com medicamentos ou cirurgia para endometriose.

• Pergunte se a sua reserva ovariana é normal, especialmente se tiver mais de 35 anos de idade. Esta é testada através da avaliação de amostras de sangue no dia 3 do ciclo, para os níveis de FSH, estradiol e hormônio anti-mulleriano (HAM). Se qualquer um destes está alterado, pode-se optar por uma abordagem cirúrgica e, em seguida, ambos, medicamentos para a fertilidade ou fertilização in vitro (FIV) para melhorar as chances de concepção.

• Peça ao seu médico para avaliar a sua fase lútea (os 12-14 dias após a ovulação), pois as mulheres com endometriose podem precisar de medicamentos para melhorar a fase lútea.

• Se você estiver considerando a fertilização in vitro (FIV), investigue as taxas de sucesso da clínica a ser utilizada para as mulheres com esse diagnóstico específico.

• Discutir com seu médico a taxa de aborto para as mulheres com endometriose.

• Se você estiver usando injeções de acetato de leuprolide (um medicamento para endometriose) de longa duração, uma vez por mês, peça ao seu médico para acrescentar o uso de cálcio, magnésio e vitamina D, ou o estrogênio como terapia de apoio. Esses adjuvantes são úteis para prevenir a osteoporose. Também pedimos para fazer um teste de densidade óssea  (densitometria óssea) durante o tratamento e após a interrupção do mesmo, pois a perda óssea pode continuar após a interrupção da medicação. Na terapia estrogênica de apoio pequenas doses de estrogênio são dadas junto com o acetato de leuprolide.

Objetivos do Tratamento

Para uma mulher que pretende tentar a gravidez, o tratamento tem dois objetivos:

1. Desbloquear as tubas e remover as aderências que podem afetar a concepção, fecundação e o movimento dos óvulos fertilizados através das “trompas de falópio” (tubas) até o útero.
2. Manter a doença sob controle, reduzindo a estimulação hormonal sobre os implantes (ilhas de endométrio fora de seu lugar habitual), de modo que eles não cresçam e não descamem, evitando o aumento do número de lesões nos tecidos circundantes.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO) é o efeito colateral mais comum da estimulação ovariana. Qualquer que seja a técnica de reprodução humana assistida, coito

Novembro Azul

Novembro Azul

Começou o Novembro Azul, um movimento internacional para sensibilizar a população sobre os perigos do câncer de próstata e estimular a prevenção e diagnóstico da

Tabagismo e Infertilidade

Tabagismo e Infertilidade

Saiba mais sobre a relação entre tabagismo e infertilidade Fumar é um péssimo hábito para a saúde, isso todos sabem. Entretanto, o que muitas pessoas

Cálculo de Ovulação

Técnicas para cálculo de ovulação

Cálculo de ovulação: conheça algumas técnicas para aumentar as chances de engravidar Para a ciência, um casal é considerado infértil quando, depois de um ano