Como suspeitar da endometriose?

Você acha que pode ter endometriose?

A endometriose afeta entre 10 – 15% de mulheres com idades entre 25-44 anos. Estima-se que 25 a 50% das mulheres com infertilidade têm endometriose. Diagnóstico e tratamento precoce é importante. Se você acha que pode ter esta doença, considere as seguintes perguntas.

• Você tem ciclos menstruais dolorosos e intensos?

• Você sente dor nas costas ou dor pélvica durante o sangramento menstrual que só é aliviada por analgésicos anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou cetoprofeno e não pela aspirina sozinha?

• Você tem sintomas intestinais ou da bexiga (prisão de ventre, diarreia ou micção frequente) perto do período da ovulação ou um pouco antes de começar a menstruação?

• A relação sexual é dolorosa em certas posições ou com penetração profunda?

• Você tem uma história familiar de endometriose, ou seja, sua mãe, avó ou irmãs têm endometriose?

Sintomas

As mulheres com endometriose, muitas vezes, mas não sempre, podem ter um ou mais dos seguintes sintomas:

1. Dismenorréia (cólicas dolorosas durante a menstruação)
2. Dispareunia (coito doloroso – dor na penetração profunda)
3. Sangramento uterino disfuncional, incluindo períodos de fluxo intenso ou pequenos sangramentos pontuais (spots) durante o ciclo menstrual
4. Em cerca de 30% das mulheres, não há sintomas, exceto a infertilidade – dificuldade de engravidar.

O diagnóstico de endometriose é feito por uma combinação de exames, incluindo:

1. Uma história cuidadosa dos sintomas e do ciclo menstrual da paciente
2. Um exame pélvico minucioso com ultrassonografia transvaginal
3. Uma laparoscopia, durante a qual a cavidade abdominal, os ovários e outras estruturas pélvicas podem ser inspecionadas.

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Os casais homoafetivos cada vez mais têm seus direitos assegurados, fruto de muito trabalho e luta da comunidade LGBT. As dificuldades em terem seus relacionamentos

O que é Inseminação Artificial?

O que é? Inseminação Artificial (IA), também conhecida pelo nome de Inseminação Intrauterina (IIU), consiste em colocar uma amostra de sêmen processada em laboratório no