PESA e TESE – Aspiração ou Extração percutânea de espermatozóides do testículo

Não há como prever a presença ou ausência de espermatozóides no tecido testicular de pacientes acometidos pela azoospermia não-obstrutiva, antes da realização das técnicas de TESE/TESA. Mesmo nos casos de síndrome da presença apenas de células de Sertoli (Sertoli Cell Only Syndrom), algumas regiões do testículo (cerca de 30-40% dos casos) poderão apresentar produção reduzida de espermatozóides. Por outro lado, mesmo em indivíduo com testículos de tamanho normal, azoospérmico, podemos encontrar a parada de maturação germinativa completa, e pode não ser possível obter qualquer espermatozóide através da TESE/TESA.

Assim sendo, é extremamente importante oferecer ao casal a opção de utilizar sêmen de doador, quando não for possível encontrar espermatozóides na TESE/TESA. O procedimento de MICROTESE está muito bem indicado nesses casos, o que pode apresentar melhor resultado na obtenção dos espermatozóides.

INDICAÇÕES PARA A TESE/TESA/MICROTESE:

1. Azoospermia não-obstrutiva (Parada de maturação germinativa, hipoespermatogênese severa, síndrome da presença apenas de células de Sertoli.
2. Azoospermia obstrutiva (Bloqueio ao nível da rete testis, ausência completa dos epidídimos, escara intensa no epidídimo)
3. Anenjaculação (não-responsiva à vibroestimulação peniana ou à eletroejaculação)
4. Teratozoospermia severa
5. Necrozoospermia completa
6. Ausência total de espermatozóides móveis no ejaculado ou no PESA

Como são realizadas a TESE e a TESA?

Os dois métodos são utilizados para obtermos espermatozóides do testículo: a extração de espermatozóides pela biópsia aberta (TESE – Testicular Sperm Extraction) e a aspiração percutânea de espermatozóides do testículo com auxílio de agulha fina (TESA – Testicular Sperm Aspiration). Ambos podem ser realizados sob anestesia local (bloqueio do cordão espermático) ou sedação leve.

tesa

No caso da biópsia aberta (TESE), realiza-se incisão de 1,0 cm na pele do escroto. O testículo é pressionado gentilmente, para que haja extrusão dos túbulos seminíferos, e este fragmento é excisado com auxílio de tesoura microcirúrgica. O fragmento de testículo é então, enviado ao laboratório para identificação e separação dos espermatozóides. Na maioria dos casos, apenas um fragmento é suficiente para fornecer espermatozóides para a ICSI. Múltiplas biópsias podem ser necessárias, entretanto, nos casos de azoospermia não-obstrutiva secundária à parada de maturação germinativa ou à síndrome da presença apenas de células de Sertoli. Nesses casos também está indicada a MICROTESE. O paciente recebe alta após 1 hora, em média, e poderá retornar ao trabalho no dia seguinte.

A aspiração testicular com agulha fina (TESA) é um procedimento simples. Uma agulha 21 ou 23 G tipo “butterfly” conectada à seringa de 20 ml é introduzida diretamente no testículo, perpendicular à pele do escroto, criando-se imediatamente pressão negativa de sucção ao puxarmos o êmbolo da seringa. Deve-se realizar de 6 a 8 incursões da agulha, em diferentes direções, no interior do testículo. Ao final do procedimento, a agulha é retirada e o material encaminhado ao laboratório para identificação e separação dos espermatozóides.

Devido à simplicidade do procedimento, consideramos a TESA como a primeira opção para a obtenção de espermatozóides do testículo, passando-se à TESE nos casos de falha da primeira. Entretanto, na atualidade está muito em voga a MICROTESE.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Endometriose doença da mulher moderna

Endometriose: doença da mulher moderna

A endometriose, doença crônica e inflamatória, é uma das principais causas de infertilidade em mulheres na contemporaneidade. Esta condição a atinge cerca de 15% das pacientes em idade reprodutiva, com até 50% delas enfrentando problemas para engravidar, essa doença complexa

Leia mais
Como seu corpo se prepara para o parto

Hora do Parto: como seu corpo se prepara?

À medida que você se aproxima do emocionante momento do parto, seu corpo sutilmente começa a mostrar sinais de que o encontro com o seu bebê está no horizonte. Vamos explorar esses indícios que podem acender a expectativa para a

Leia mais