Técnicas de obtenção de espermatozóides

Como já salientamos anteriormente existem técnicas cirúrgicas simples para obtenção de espermatozoides nos casos de azoospermia. A partir delas tornou-se possível a gestação para homens com ausência de espermatozoides no ejaculado. É uma combinação da técnica de ICSI com uma dessas técnicas de recuperação de espermatozoides.  

Os espermatozóides do epidídimo (glândula situada dentro da bolsa escrotal logo acima e colada ao testículo) são obtidos principalmente pela aspiração percutânea (através da pele) com agulha fina (PESA – do inglês percutaneous epydidimal sperm aspiration) precedida de anestesia local. Os espermatozóides dos testículos podem ser obtidos de duas formas: uma biópsia (TESE – do inglês testicular sperm extraction) ou uma aspiração com agulha fina (TESA – do inglês testicular sperm aspiration), ambas precedidas de anestesia local. Há casos de azoospermia em que a retirada cirúrgica dos espermatozóides dos testículos é feita por microcirurgia – o testículo é vasculhado sob visão microscópica para encontrar os espermatozóides – técnica que recebe o nome de MICROTESE. Esse é um procedimento mais demorado e requer anestesia de bloqueio pois pode demandar, as vezes, até 2 a 3 horas para se encontrar os espermatozoides.

TESA e TESE - Aspiração ou Extração percutânea de espermatozóides do testículo

TESA e TESE – Aspiração ou Extração percutânea de espermatozóides do testículo

Não há como prever a presença ou ausência de espermatozóides no tecido testicular de pacientes acometidos pela azoospermia não-obstrutiva, antes da realização das técnicas de TESE/TESA.

PESA - Aspiração percutânea de espermatozóides do epidídimo

PESA – Aspiração percutânea de espermatozóides do epidídimo

A técnica da PESA é simples. O procedimento é feito com leve sedação, pois é doloroso. Uma agulha fina conectada a uma seringa de 1 ml é inserida diretamente no epidídimo, perpendicular à pele do escroto.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além