TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

Etiologia - Fatores de risco

Os fatores que podem levar à uma gestação ectópica ocorrida em ciclos naturais são: doença inflamatória pélvica (DIP) e suas sequelas, endometriose, cirurgias tubárias (reanastomoses, laqueadura) e presença de dispositivo intrauterino (DIU).

A doença inflamatória pélvica é o principal fator de risco para o aparecimento de gravidez ectópica, pois uma salpingite (infecção das tubas) não tratada pode causar desde uma alteração da função tubária até uma obstrução total ou parcial. Essas sequelas atuam como fator de risco. É descrito na literatura que a gestação ectópica se apresenta em 4% em mulheres com retirada anterior de uma das tubas, 14% em portadoras de hidrossalpinge (tuba dilatada e repleta de líquido) e em 10% das portadoras de trompas danificadas, porém permeáveis.

A endometriose, comum em pacientes com infertilidade, pode levar a alterações na função da tuba uterina como a diminuição na velocidade de transporte tubário fazendo com que a nidação (implantação do embrião) ocorra precocemente ainda na tuba. Esse fato também é comum em pacientes que realizaram cirurgias tubárias onde dificilmente a funcionalidade da tuba será preservada.

As pacientes usuárias de DIU tem 10% a mais de chance para desenvolver gravidez ectópica, pois este age como corpo estranho, não deixando o endométrio receptivo ao embrião.

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens