No segundo trimestre, os marcadores ultrassonográficos são pesquisados durante o exame morfológico que é habitualmente realizado entre 18 e 24 semanas.
No exame morfológico, a anatomia fetal também é examinada em detalhes, para afastar a presença de malformações estruturais fetais. Nos casos em que é identificada a presença de um marcador sutil ou até de uma malformação fetal, é fundamental uma avaliação morfológica fetal detalhada e especializada em busca de outros sinais associados. A avaliação ecocardiográfica fetal, nestes casos, também deve ser realizada devido a freqüente associação entre malformações cardíacas e as aneuploidias fetais.
De acordo com o tipo e número de marcadores ou malformações fetais encontrados, o risco de aneuploidias é devidamente recalculado, levando-se em consideração todos os exames de rastreamento previamente realizados e a opção de pesquisa do cariótipo fetal é rediscutida com os casais. Quanto maior o número de achados associados, maiores as chances de alteração cromossômica fetal.
Nos casos em que o exame morfológico não revela presença de qualquer marcador ou alteração anatômica fetal, o risco de aneuploidias fetais é menor.
Sem próximos eventos nesse período e/ou nessa categoria.
No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos, a doadora é anônima, a aparência da doadora e da receptora deve ser semelhante e o tipo sanguíneo deve ser compatível.
verUma série de eventos ordenados devem ocorrer para que o resultado da fertilização seja o transporte do embrião até o útero e, finalmente a tão desejada gestação.
verO mundo atual tem levado as mulheres a adiarem cada vez mais o desejo de conceber um filho, devido ao investimento em sua vida profissional ou outras razões específicas.
verUma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).
verO bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.
ver