TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

Marcadores bioquímicos maternos

Dentre diversas substâncias circulantes no sangue materno que já foram pesquisadas no primeiro trimestre da gestação, duas se destacam pelo seu valor discriminatório:

1. em gestações com fetos portadores de trissomia do cromossomo 21, o nível sérico materno da fração livre do hormônio gonadotrofina coriônica humana (β-hCG) costuma ser, em média, duas a duas e meia vezes o valor correspondente à media em gestações normais.

2. já a concentração da proteína A plasmática associada à gestação (PAPP-A) tem em média valores equivalentes à metade daqueles encontrados nas gestações normais.

Desta forma, quanto maiores as concentrações da fração livre do β-hCG e menores as de PAPP-A, maiores as chances de trissomia do cromossomo 21.
Isoladamente, o rastreamento bioquímico materno empregando estes dois marcadores, associados à idade materna e gestacional, atinge taxa de detecção de cerca de 60% para um índice de falsos-positivos de 5%.

Quando combinados com a medida ultrassonográfica da espessura da translucência nucal, realizada entre 11 e 14 semanas, a taxa de detecção atinge aproximadamente 85–90%.

Finalmente, resultados preliminares sugerem que para uma taxa de falsos-positivos de 5%, a combinação da medida ultrassonográfica da TN e avaliação do osso nasal fetal mais a dosagem sérica de β-hCG e PAPP-A realizadas entre 11 e 14 semanas, permite identificar cerca de 95% das gestações acometidas pela trissomia do cromossomo 21.

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!