TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

Rastreamento de aneuploidias fetais no primeiro trimestre

Atualmente o padrão ouro de rastreamento consiste na avaliação ultrassonográfica fetal precoce, realizada entre 11 e 14 semanas de gestação, associada à dosagem de marcadores bioquímicos circulantes no sangue materno. Esta estratégia proporciona taxas de detecção da ordem de 90–95%, mantendo baixos índices de falsos-positivos.

Esta abordagem é vantajosa por tranquilizar a maioria dos casais com resultados de baixo risco para aneuploidias fetais, numa fase bastante precoce da gestação. Por outro lado, os casais que venham a apresentar resultados alterados, podem optar por testes diagnósticos precoces como a biópsia de vilo corial.

RESUMO

Dentre os diversos métodos e testes de rastreamento disponíveis atualmente, a combinação da avaliação ultrassonográfica fetal com a dosagem de marcadores bioquímicos no sangue materno, durante o primeiro trimestre da gestação, constitui um método eficaz e que proporciona altas taxas de detecção para as aneuploidias fetais.

Aliado a isso, esta forma de investigação tem a preferência dos casais devido a sua realização em idade gestacional precoce. Assim, a grande maioria dos casais que virão a ter resultados ditos de baixo risco para aneuploidias fetais, poderá ser tranquilizada quanto a essa questão. Já os casais com testes alterados poderão optar precocemente pela elucidação diagnóstica complementar.

O rastreamento realizado no primeiro trimestre não dispensa a realização do exame morfológico fetal entre 18 e 24 semanas, pois a maior parcela das malformações fetais será diagnosticada nesta idade gestacional. Entretanto, a interpretação de eventuais marcadores encontrados neste exame, deverá ser realizada criteriosamente, levando-se em consideração os resultados obtidos nos testes de rastreamento anteriormente realizados no primeiro trimestre.

É essencial que Programas de Rastreamento Pré-Natal de Anomalias Fetais sejam conduzidos por equipes qualificadas, adequadamente treinadas e submetidas a controles periódicos de qualidade, para assegurar a reprodutibilidade dos resultados. A abordagem deve ter sempre caráter informativo, ser acessível, imparcial e compreensível e sempre respeitando a autonomia dos casais.

Marcadores ultra-sonográficos

ver

Marcadores bioquímicos maternos

ver

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!