TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

Gestação previamente afetada por doença genética ou cromossômica

O risco de incidência de trissomias em mulheres que tiveram um feto ou um bebê anteriormente com anomalia cromossômica é maior do que aquele esperado somente por razões de idade materna e gestacional.

Além da idade materna e gestacional, outra informação fundamental para a determinação do risco inicial de trissomias em cada gestação, são os antecedentes obstétricos da gestante. Mulheres com história anterior de feto ou recém-nascido com diagnóstico de anomalia cromossômica apresentam risco maior de recorrência.

Possíveis explicações para essa constatação envolvem a presença de mosaicismo (misturas de células com conjuntos cromossômicos normais e anormais) nas gônadas (ovários e testículos) ou uma susceptibilidade maior a erros no processo da disjunção meiótica (erros na separação dos cromossomos) em um dos genitores. As evidências científicas sugerem que o risco aumentado de recorrência seja cromossomo específico. Assim sendo, na maioria destes casos, o mecanismo envolvido mais provável seria o da presença de mosaicismo em um dos pais.

Em um amplo levantamento multicêntrico, envolvendo 2.054 mulheres que tiveram gravidez anterior com trissomia do cromossomo 21, a recorrência observada em gravidez subsequente foi 0,75% acima do valor esperado em função da idade materna e gestacional. Desta forma, para uma mulher de 25 anos com 12 semanas, o risco aumentaria de 1 em 946 (0,11%) para 1 em 117 (0,86%).

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!