ÁREA DA PACIENTE
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

Cuidados com o Recém-Nascido

Neste tópico, abordaremos algumas dúvidas que todas as mães e pais podem ter a respeito de alguns cuidados que se devem ter com este novo serzinho, tão indefeso e tão cheio de novidades para pais de primeira viagem (ou segunda, terceira, quarta...).

Primeiramente, todos os pais, antes mesmo de seu bebê nascer, devem escolher que vai cuidar, tanto no sentido de escolher um pediatra como uma babá ou uma auxiliar de enfermagem. Os pais podem pedir informação ao seu obstetra ou a amigos e familiares, conhecendo o profissional (pediatra) de preferência antes de o bebê nascer, para sentir afinidade e ver se esse profissional atende às suas expectativas.
O mesmo deve ser feito ao contratar uma profissional (babá ou auxiliar de enfermagem) que ficará responsável pelo seu filho. Ela deve ter boas referências, já ter cuidado de crianças antes, ver se você dá preferência para ela dormir em casa ou não.

A maioria dos pais fica tão preocupada em arrumar o quarto, o enxoval, ver a maternidade, ver como será o parto, que se esquece de que a escolha destes profissionais é muito importante para o dia a dia de seu filho.

É importante que na alta do recém-nascido, já esteja tudo pronto para sua chegada em casa. Deve-se cuidar para que o quarto do bebê seja seguro, tenha uma iluminação adequada, seja bem ventilado e ensolarado. O ideal é um quarto sem muitas coisas, com berço, trocador, um guarda-roupa e uma cadeira para amamentação. Evite carpete ou tapetes e, se tiver cortina, que seja bem fina ou mesmo uma persiana. As janelas devem estar protegidas com uma tela e as tomadas com os protetores.

O quarto do recém-nascido deve ser o local mais tranqüilo da casa, pois é lá que ele vai passar boa parte do tempo.

Para o enxoval, não exagere no número de peças. Não se esqueça de que os bebês crescem muito rápido e muitas peças de roupa poderão até mesmo nem ser usadas. Lave todas as roupas antes do uso, com sabão neutro e siga as orientações da maternidade para o que deve ser levado de enxoval.
Quando o bebê sai da maternidade, é o começo de uma vida em casa e... o começo das dúvidas dos pais!

Como transportar o bebê no carro?
Já na saída da maternidade, os pais já devem ter no carro a cadeirinha para transportá-lo. Para o recém-nascido, o ideal é aquela cadeirinha em forma de conchinha que será afixada no cinto de segurança.
O bebê deve ser posicionado no centro do banco traseiro (se houver cinto de 3 pontos) e a cadeira deve ficar de frente para o encosto do banco traseiro.

Ele chegou em casa. E agora?
Aqui vamos falar das dúvidas mais freqüentes que os pais podem ter com o bebê recém chegado.

Por que meu filho perdeu peso? Ele vai recuperar?
O recém-nascido, em seus primeiros dias de vida, perde mais ou menos 10% de seu peso, por uma diminuição da quantidade de água no organismo. Por isso, ele tem um peso "de nascimento" e um peso "de alta". O bebê recupera seu peso de nascimento geralmente até os 10 dias de vida. Nesta fase, é ideal que a mãe leve o bebê ao pediatra para que ele seja pesado, verificando, assim, se ele está ganhando peso adequadamente. Portanto, o ideal é que a primeira consulta do recém-nascido seja feita entre 7 e 10 dias de vida.

Meu bebê está cheio de bolinhas? Será que é por causa de beijo?
O bebê pode ter, após o nascimento, ainda na maternidade, o chamado eritema tóxico, que são bolinhas vermelhas com centro branco e que regridem espontaneamente. Em casa, é mais comum ocorrer a famosa brotoeja (para nós, médicos, miliária). Isto ocorre porque a criança ainda não tem folículos sebáceos evidentes, ocorrendo, assim um acúmulo de gordura nestes locais. É uma lesão benigna e não é causada por beijo, como muitas pessoas pensam e falam.

O que é a icterícia?
A icterícia é a pele com uma coloração amarelada. Ela ocorre devido ao aumento das bilirrubinas. Pode ser devida a uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e o da criança (esta tipo aparece já na maternidade e o tratamento é ficar em fototerapia - banho de luz) ou fisiológica (normal), podendo ocorrer em até 80% dos bebês amamentados.

Por que meu bebê chora tanto?
A única maneira que o recém-nascido tem de se comunicar é o choro e ele pode ocorrer por diversos motivos: fome, cansaço, frio, calor, cólica. O mais importante é manter a calma e tentar ver o que pode estar causando este choro. Pode-se tentar alimentá-lo, trocar a fralda, colocá-lo no abdome da mãe, etc, para assim ir descobrindo o motivo do choro do seu bebê.

Como dar banho?
Geralmente, na maternidade, uma enfermeira ensina os pais a dar o banho no recém-nascido, mas, mesmo assim, quando se chega em casa, sempre ocorre uma certa insegurança neste momento. Não há horário, nem método ideal de se dar banho. O mais importante é notar que o bebê está seguro e satisfeito. O ambiente deve ser agradável e sem correntes de ar. No inverno, pode-se até optar por colocar um pequeno aquecedor neste ambiente na hora do banho. Antes de colocar o bebê na banheira, é importante se certificar de que a água está morna, usando para isto o cotovelo. Deve-se colocar o bebê devagar na banheira e começar lavando o rosto e depois a cabeça e o restante do corpo. Não é necessário virá-lo.

Como fazer a limpeza do coto umbilical?
O coto umbilical deve ser limpo após o banho, com álcool 70% ou clorexidina, até que ocorra sua queda, geralmente até os 15 dias de vida. Não há necessidade de usar faixa ou gazes para cobrir o coto. Em alguns bebês, após a queda do coto, pode não ocorrer o fechamento completo, com formação de um granuloma de coto umbilical. Estes casos devem ser vistos pelo pediatra, que fará a orientação adequada.

Por que o bebê evacua sempre que mama?
Muitos bebês, nos primeiros meses de vida, apresentam o reflexo gastro-cólico, isto é, toda vez que o bebê mama, ele evacua por reflexo. É muito comum nos bebês em aleitamento materno e a mãe não deve se preocupar porque é um reflexo normal.

Quando e como devo proceder ao trocar a fralda?
A fralda deve ser trocada sempre que houver resíduos, tanto de urina como de fezes, para que se evitem as assaduras. Além disso, pode-se trocar o bebê antes da mamada para que ele fique mais confortável durante a amamentação. Para higienizar, utiliza-se algodão embebido em água morna com um pouco de sabonete neutro. É bom evitar o uso dos lenços umedecidos, pois podem causar intoxicação na pele sensível do bebê (deixe os lenços para os casos de "urgência", como uma saída inesperada ou quando você está sem água morna no local para trocar o bebê). Após a limpeza, pode-se passar uma camada de pomada protetora.

O umbigo ficou muito grande após a queda do coto. Será que é normal? O que fazer?
Em algumas crianças, pode ocorrer uma "falha" da parede abdominal levando à hérnia umbilical. A hérnia é comum, principalmente em prematuros e, diferentemente de uma hérnia inguinal, pode-se esperar até 1 ano para que o ocorra seu fechamento. Existem muitas simpatias, como colocar uma moeda ou uma faixa no umbigo para que a hérnia desapareça, porém nada disso é necessário.

Por que o bebê sempre assusta?
Às vezes, com alguns movimentos bruscos ou ruídos fortes, o bebê move os braços e estica as perninhas, com um movimento que parece um abraço. Trata-se apenas de um reflexo (que se chama reflexo de Moro) e está presente geralmente até os 2 meses de idade. Portanto, pais, não se assustem quando seus bebês parecerem assustados! É apenas um reflexo normal!

Meu bebê tem muita cólica. O que eu faço?
Durante os primeiros meses, os bebês apresentam cólicas, geralmente após as mamadas e no período noturno. Isto pode ocorrer pelo próprio reflexo gastro-cólico (aquele que, quando o bebê mama, aumenta o movimento do intestino e ele evacua). Este quadro melhora geralmente entre o terceiro e o quarto mês de vida e o uso de medicações deve ser feito apenas com a orientação de seu pediatra. Antes de usar qualquer medicação, podem-se tentar algumas manobras: massagens no abdome e deitar o bebê na barriga da mãe, colocar uma toalha ou até mesmo uma bolsa térmica com água morna no abdome e colocar uma música suave, mudar a dieta da mãe (evitar alimentos com cafeína ou que provocam gases). Se tudo falhar, deve-se conversar com o pediatra para que possam ser oferecidas outras soluções.

Devo dar chupeta para o bebê?
Logo no início, a chupeta pode atrapalhar o aprendizado da sucção do bebê. Um bebê que está bem alimentado geralmente rejeita a chupeta. Com o passar dos meses, a chupeta pode ser algo confortável para o bebê e, se usada corretamente e por um tempo curto, não causa danos. O melhor é utilizá-la o menor tempo possível e deve-se escolher o tamanho adequado para que seja feito seu uso corretamente.

Que vacinas devem ser dadas ao nascer?
No primeiro mês de vida, é preconizada a BCG, que é a vacina contra a tuberculose, e a vacina contra a hepatite B. Estas vacinas podem ser dadas tanto na maternidade como somente após a alta, lembrando que lê deve ser dada neste primeiro mês. A partir daí, tem-se um calendário vacinal a seguir, que seu pediatra deverá orientá-la durante cada nova consulta.

(Dra. Renata F.F. Gonçalves - pediatra referenciada pela Clínica FGO)

Os números da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Rua Caçapava, 49 • 12º andar, cj. 121/123
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800 / 3085-1883

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2014, CLÍNICA GINECOLÓGICA FGO LTDA.
REDES SOCIAIS
Alerta
Ok
Erro

Não foi possível ler a página!