TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

Embriogênese - 32 - 33 dias

(32-33 dias pós-ovulação) Vesícula do Cristalino, Fossetas Nasais, Palma das Mãos e Planta dos Pés, Alargamento do Tronco, Futuros Hemisférios Cerebrais.

7,0 a 9,0 mm é o tamanho do embrião

Cabeça e pescoço

Como o cérebro aumentou em cerca de 1/3 em tamanho desde o último período, ele é ainda maior que o tronco. O neuroporo rostral está fechado e 4 pares de arcos faríngeos são agora visíveis, sendo que o 4º é ainda bem pequeno. As proeminências maxilar e mandibular do primeiro arco estão claramente delineadas. O "stomodeum", a depressão do ectoderma que dará origem à boca e cavidade oral, aparece entre o cérebro anterior e a proeminência mandibular. Os abaulamentos dos ouvidos externos começam a aparecer em ambos os lados da cabeça, formados pelo arco mandibular. A vesícula do cristalino se fecha, podendo aparecer pigmento retiniano na membrana externa do cálice óptico e as fibras do cristalino dão origem ao seu corpo. Duas fossetas nasais separadas e simétricas aparecem como depressões no disco nasal.

Tórax
O esôfago se alonga. O fluxo sanguíneo através do canal atrioventricular é dividido em correntes direita e esquerda, que continuam pelo trato externo e saco aórtico. O ventrículo esquerdo é maior que o direito e tem uma parede mais espessa. Os brotos lobares dos pulmões aparecem na árvore brônquica.

Abdome e Região Pélvica
O intestino se alonga. Os brotos ureterais se alongam e suas extremidades se expandem, começando a formação final e permanente dos rins.

Membros
As regiões distintas das palmas das mãos, antebraço, braço e ombros, podem ser distinguidos nos brotos dos membros superiores. Os brotos dos membros inferiores começam a arredondar, e as extremidades tornam-se achatadas, pois irão formar as plantas dos pés. Começa a distribuição de nervos ( inervação ) nos brotos dos membros inferiores.
Espinha
A largura relativa do tronco aumenta às custas do crescimento dos gânglios espinhais, placa muscular e tecidos mesenquimais correspondentes. Em resumo, o embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. Os pulmões iniciam seu desenvolvimento.

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!