TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Uso da pílula anticoncepcional pode causar infertilidade?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
06/02/2016 10h51

A resposta para essa dúvida frequente entre as mulheres adeptas a este método anticonceptivo é não. O uso dos anticoncepcionais orais hormonais não causa infertilidade. O que acontece é que após o uso contínuo da pílula a mulher pode demorar em média seis meses para conseguir uma gestação natural.

Os anticoncepcionais são eficazes na prevenção da gravidez porque inibem a ovulação. E apesar de a composição hormonal das pílulas poder variar, o mecanismo de ação dessas substâncias é sempre o mesmo: inibição da ovulação associado ao afinamento da camada endometrial (a membrana interna do útero que abriga o bebê na gravidez).

Portanto, as pílulas não prejudicam as funções reprodutivas, que de forma geral voltam ao normal seis meses após a interrupção do uso.

É em decorrência deste período, no qual o uso anterior da pílula ainda pode produzir efeitos, que algumas mulheres que tomaram o anticoncepcional e estão ansiosas para engravidar suspeitam que  uso do medicamento pode ter causado algum problema. Contudo, é um período considerado normal até que o organismo e o ciclo menstrual da mulher se regularizem.

Importante ressaltar que cada mulher responde ao uso do anticoncepcional de uma forma. Algumas engravidam logo após pararem de tomar o medicamento e há outras mulheres que engravidam só depois de um período maior. Se após os seis meses da interrupção do uso da pílula, a mulher notar que seu organismo não voltou ao normal, é ideal que ela consulte um médico especialista para avaliar a situação.

 

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!