TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Tontura e desmaio. Conheça as causas.

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
10/12/2013 06h41

Por que estou com tontura?

No começo da gestação, você pode sentir vertigem e ondas de enjoo, pois seu fluxo sanguíneo está se adaptando ao aumento de volume. No segundo trimestre, o útero começa a pressionar os vasos sanguíneos, o que também provoca sensação de tontura. É bem comum sentir vertigem uma vez ou outra ao longo de toda a gravidez, por alguns motivos:

• Muito tempo sem se alimentar, provocando uma baixa na glicemia no sangue, principalmente no fim da tarde.

• Ambiente muito quente e pouco ventilado.

• Levantar-se muito rapidamente (hipotensão postural). Isso acontece quando o sangue não tem tempo suficiente para chegar ao cérebro, provocando a tontura. Pessoas com pressão baixa tendem mais a ter este tipo de desconforto.

O que posso fazer para melhorar?

Depende da causa. A primeira coisa a se fazer é se sentar. Além de fazer a tontura melhorar, você evita o risco de cair ou se ferir. Se você estiver em algum local cheio de pessoas e abafado, tente ir a um local mais arejado. Caso esteja dentro de um veículo lotado, procure a janela. Se você estiver sem se alimentar, uma beliscada rápida vai ajudar a aumentar os níveis de glicemia no sangue. Tente beber bastante líquido. Não se esqueça de manter-se sempre hidratada, tomando cerca de três litros de água por dia. Faça tudo mais calmamente - especialmente levantar da cama, cadeira ou sofá. Em alguns casos, não existe nada que você possa fazer que não seja se sentar ou deitar e esperar a tontura passar.

As ondas de tontura são perigosas?

É raro que sejam. O maior perigo é desmaiar, pois você pode cair e se machucar. Se sentir-se prestes a perder os sentidos, deite-se sempre sobre o lado esquerdo ou sente-se colocando a cabeça entre as pernas. Nessas posições o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, afastando a sensação de desmaio. 

Quando devo me preocupar?

Tontura que não passa ou que vem acompanhada de visão embaçada, cefaleia (dores de cabeça) ou palpitações podem ser sintomas de anemia ou de outra doença grave que pode vir a afetar sua gestação. A tontura também pode ser ocasionada por alergias, falta de ar e outras causas que independem da gestação. Entre em contato com seu médico o mais rápido que puder.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!