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Tome água, água em todos os lugares!

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
01/02/2013 18h19

A água é vital para todas as criaturas vivas, Mas quando você está grávida, é particularmente essencial.

Benefícios da boa hidratação:

● Desidratação pode desencadear contrações uterinas, que podem levar ao parto prematuro. As alterações hormonais da gravidez tornam você mais suscetível às infecções urinárias, que por sua vez também podem provocar o parto prematuro. Beber muita água evita esse tipo de complicação.
● Durante a gravidez seu metabolismo aumenta. No primeiro trimestre, antes de o volume de sangue aumentar, uma adequada ingestão de líquidos ajuda a dissipar um pouco do calor adicional gerado pelo metabolismo acelerado.
● Os hormônios da gravidez podem deixar você constipada. Beber água regulariza o funcionamento de seu intestino.

● Estar hidratada reduz a suscetibilidade a dor de cabeça, pele seca e outros problemas dermatológicos, como as estrias.

Quanto você deve beber?

● O objetivo é ingerir pelo menos doze copos americanos de água ao dia. Embora beber tanta água todos os dias pareça uma tarefa desafiadora, com esforço isso poderá ser incorporado ao dia-a-dia, assim como outros hábitos que você tenha adquirido.
Entenda que essa prescrição de líquidos significa água na sua grande maioria. Outras bebidas, se consumidas em excesso, têm desvantagens:
● Leite é pobre em ferro, e se tomado em excesso pode diminuir seu apetite por alimentos ricos em ferro, tais como bife e carne de porco. O leite é importante fonte de cálcio e proteínas, mas não exagere na dose (no máximo dois a três copos).
● Sucos de frutas causam subidas e descidas dos seus níveis de açúcar sanguíneos. Limite-os a não mais que três copos ao dia.
● Sodas, colas e bebidas carbonatadas podem deixar seu estômago desconfortável, sobrando pouco espaço para outros alimentos.
● Café e muitos tipos de chá contêm cafeína, que podem levar a níveis instáveis de açúcar no sangue, além de causar irritabilidade, nervosismo e fadiga. Também atuam como diuréticos e podem contribuir para a desidratação, que por sua vez provoca contrações. Além disso, a cafeína pode atrapalhar a absorção de minerais, particularmente o cálcio. O melhor é limitar café e chá a não mais que duas xícaras ao dia.
● Sendo assim, torne-se uma viciada em água. Você vai desenvolver brevemente um gosto que nunca teve por ela.
●Outra razão? Conservar o hábito de beber água após o parto vai ajudar você a voltar ao normal mais rápido, além de favorecer a produção de leite.

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