Quais são os sintomas? Qual é o tratamento?
A SOP é caracterizada por vários sinais e sintomas aparentemente não relacionados.
São eles:
1. Menstruações irregulares ou ausentes
2. Falta de ovulação
3. Ganho de peso
4. Acne
5. Excesso de pêlos faciais
6. Infertilidade
7. Alterações hormonais – aumento dos androgênios (hormônios masculinos) e alterações da insulina.
Ainda mais grave é que as mulheres com SOP podem ter maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer de endométrio, especialmente se a SOP é deixada sem tratamento.
É surpreendente que a maioria das mulheres com SOP não sabe a doença que tem. Em apenas 25% dos casos há um diagnóstico correto. Muitas vezes as pacientes só têm esse diagnóstico feito quando enfrentam a dificuldade de engravidar.
Como é feito o diagnóstico?
Além dos sinais e sintomas acima descritos, o diagnóstico de SOP é feito mediante dosagens hormonais no sangue (LH – hormônio luteinizante, FSH – hormônio foliculoestimulante, Testosterona, DHEA-S (sulfato de dehiepiandorsterona) e Insulina.
É preciso dizer todos os sinais e sintomas ao médico, mesmo que você ache que eles não estão relacionados. Um exame de ultrasom transvaginal também deve ser feito para avaliar os ovários, que são característicos nessa doença.
Essa doença tem cura?
Não há cura para a SOP. Entretanto, ela pode ser muito bem conduzida com alguns tratamentos.
Quais são os tipos de tratamento?
Há vários tipos de tratamento que podem aliviar os sintomas e resolver inclusive a infertilidade. O tratamento mais comum é aquele em que os médicos utilizam os indutores da ovulação, especialmente nos casos em que as pacientes desejam engravidar. Há outros tipos de medicação que controlam a produção de insulina e o metabolismo do açúcar. Essas são utilizadas, em geral, nos casos de pacientes com excesso de peso. Os medicamentos sensibilizadores da insulina, isoladamente ou em conjunto com o citrato de clomifeno e outros indutores da ovulação injetáveis (gonadotrofinas) resolvem com grande freqüência o problema da falta de ovulação, permitindo que muitas pacientes com SOP engravidem.
É curioso que algumas pacientes com SOP engravidam sem qualquer tratamento. Entretanto, a maioria delas requer algum tipo de terapêutica para engravidar. Das que precisam se tratar, metade vai necessitar um tratamento de mais alta complexidade como a FIV (fertilização in vitro).
Na verdade, a chave do sucesso no tratamento da SOP é a aquisição contínua de novos conhecimentos. Cada vez mais e mais pesquisas são realizadas e novas descobertas vão se adicionando ao repertório de conhecimento dos médicos e dos próprios pacientes acometidos. Em breve a cura estará definida. Enquanto isso não acontece, não desista de tentar engravidar. Continue seu tratamento e confie nas orientações de seu médico.
Sem próximos eventos nesse período e/ou nessa categoria.
No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos, a doadora é anônima, a aparência da doadora e da receptora deve ser semelhante e o tipo sanguíneo deve ser compatível.
verUma série de eventos ordenados devem ocorrer para que o resultado da fertilização seja o transporte do embrião até o útero e, finalmente a tão desejada gestação.
verCasais em que a mulher não tenha a função ovariana preservada, ou o homem não seja capaz de produzir espermatozoides podem recorrer à doação de óvulos e espermatozoides, através da FIV.
verUma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).
verO bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.
ver