TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Sexo após fertilização in vitro

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
27/02/2014 11h12

Relação sexual pode ser prejudicada durante processo de fertilização in vitro

De acordo com estudo apresentado durante encontro da Associação Americana de Saúde Pública (APHA), em outubro de 2013, em São Francisco, EUA, mulheres relatam menor libido e satisfação sexual durante o processo de reprodução assistida.

O processo de fertilização in vitro (FIV) consiste em retirar óvulos maduros diretamente do ovário da paciente, por meio de uma técnica de aspiração e fertilizá-los com esperma em laboratório, com o objetivo de criar embriões para serem implantados na mulher.

Problemas sexuais

Observando mulheres em tratamento, os pesquisadores descobriram que elas sentem menos interesse na relação sexual, comparado à mulheres que não necessitavam do procedimento.

Pacientes que realizaram a fertilização in vitro também tiveram maior dificuldade em chegar ao orgasmo, além de terem tido problemas como ressecamento da vagina e dor durante a relação.

As mulheres estudadas relataram problemas parecidos com relação à vida sexual do casal, independentemente da causa da infertilidade. Além disso, as que informaram ser sexualmente ativas com o parceiro no mês anterior ao procedimento foram menos propensas a ter problemas sexuais.

Prazer

De acordo com os pesquisadores, não é dada atenção às relações sexuais e à satisfação do casal em tratamento para infertilidade, mesmo que o sexo tenha papel importante no esforço em ter um filho.

A relação sexual existe para o prazer e reprodução, mas em muitos casos o prazer é deixado de lado pelas pessoas que lutam para ter um filho. Com as técnicas de reprodução assistida (TRAs) existentes hoje, os casais relatam com frequência que se sentem como se estivessem em um experimento científico. Pelo fato de serem administrados alguns hormônios e a relação sexual ter de ser planejada, o sexo pode se tornar maçante e, muitas vezes, pouco romântico, porém a união e comprometimento do casal é de suma importância.

Alguns complementos hormonais utilizados na FIV podem afetar as experiências sexuais das mulheres, pois podem provocar dor, justamente pelo inchaço dos ovários pelo uso de indutores de ovulação e até após a aspiração dos óvulos, que é uma técnica invasiva. No entanto, estes efeitos não são bem compreendidos e não foram estudados à fundo, apontam os pesquisadores.

Quer saber mais sobre a Fertilização in Vitro? Acesse: FIV passo-a-passo.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!