TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Reprodução assistida – novas possibilidades - Parte 2

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
01/07/2013 12h00

O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou em 9 de maio de 2013 a resolução que trata dos procedimentos de reprodução assistida no Brasil. Na edição anterior de ABC DA FERTILIDADE, comentamos sobre a idade da paciente, doação de gametas e o acesso às pessoas solteiras e casais homoafetivos aos tratamentos de reprodução assistida.

Confira agora as principais mudanças no texto da resolução em relação à criopreservação, células-tronco e doação temporária de útero.
• Os Centros de Reprodução Assistida podem criopreservar espermatozoides, óvulos, embriões e tecidos gonádicos – fragmentos de ovários e testículos. “Isto pode ser muito útil a pessoas que fazem tratamento de quimioterapia e desejam preservar a fertilidade, por exemplo”, comenta Dr. Flávio Garcia de Oliveira, especialista em reprodução humana e diretor da Clínica FGO.

• Os embriões criopreservados com mais de cinco anos poderão ser descartados se essa for a vontade dos pacientes.

• As técnicas de reprodução assistida também podem ser utilizadas para tipagem do sistema HLA do embrião determinando se a medula é compatível para um futuro transplante de células-tronco, medula ou outro órgão. Isto favorece casais que tenham outro filho doente e que a modalidade de tratamento efetiva seja um dos transplantes acima citados. O termo correto para ‘barriga de aluguel’ é ‘doação temporária de útero’. Isto porque no Brasil, a relação financeira é proibida nestas situações. Agora, as doadoras temporárias devem pertencer à família de um dos parceiros num parentesco consanguíneo de até quarto grau. Primeiro grau – mãe; segundo grau – irmã /avó; terceiro grau – tia e quarto grau – prima. Em todos os casos a idade limite de 50 anos deve ser respeitada. ‘Na resolução anterior, a doadora precisa ser parente de primeiro grau da futura mãe e isso limitava muito as possibilidades. Agora, existem mais opções e os casais homoafetivos são diretamente beneficiados’, explica Dr. Flávio.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!