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Primeiro Trimestre: foco no ácido fólico e nas vitaminas do complexo B

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
14/10/2012 21h15

O primeiro trimestre, também é chamado período embrionário, inclui o tempo desde a concepção até 12 semanas de gravidez. Durante essa fase, 70% dos nutrientes que você fornece para o(s) bebê(s) são direcionados ao crescimento cerebral e desenvolvimento neurológico. Uma ingestão adequada de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos abertos do tubo neural, como, por exemplo, a espinha bífida.
Todos os órgãos vitais também estão em formação nessa fase, e o ácido fólico promove seu desenvolvimento. Boas fontes de ácido fólico (também chamado de vitamina B9) incluem arroz e massas integrais, pães, cereais e grãos integrais, lentilha, feijão, frango, vegetais de folhas verdes, abacate, laranja e papaia.
Com alguma criatividade, você pode facilmente aumentar a ingestão de alimentos ricos em ácido fólico.
As outras vitaminas do complexo B também são importantes durante o primeiro trimestre, porque estão igualmente envolvidas na formação e no crescimento dos tecidos. As vitaminas B são conhecidas como solúveis em água, porque não são armazenadas no corpo por muito tempo. Portanto, isso significa que você necessita ingeri-las constantemente, a fim de garantir o crescimento ótimo do(s) bebê(s)
A seguir estão as vitaminas B de que você necessita e os alimentos que as contêm:.

● Tiamina (B1): feijão, grãos integrais, peixe, nozes, ervilha, carne de porco e soja

● Riboflavina (B2): alimentos lácteos, vegetais de folhas verdes, legumes, carnes e nozes

● Niacina (B3): alimentos lácteos, ovos, cereais vitaminados, carne bovina, frango e crustáceos.

● Ácido pantotênico (B5): cogumelos, amendoim, salmão e grãos integrais.

● Piridoxina (B6): banana, ovos, peixe, legumes, carne bovina, nozes, frango e batata-doce.

● Biotina (B7): cevada, milho, gema de ovo, cereais enriquecidos, leite, amendoim, soja e nozes.

● Cobalamina (B12): peixe, cereais vitaminados, pães integrais, grãos, carne bovina, nozes e frango

Lembre-se de que a(s) placenta(s) está(ão) se desenvolvendo rapidamente durante essa fase. A placenta absorve os nutrientes da corrente sanguínea materna e os leva até o bebê. Ao mesmo tempo retira do bebê os produtos inadequados do metabolismo e os devolve para o sangue materno, a fim de que sejam jogados para fora do corpo da mamãe, através dos rins e do fígado. Como você percebe, a placenta é uma ligação vital entre a mãe e o bebê. Quaisquer fatores que interfiram no crescimento placentário nessa fase (1º trimestre) também vão afetar adversamente o crescimento do(s) bebê(s) mais tarde na gravidez. Para ajudar a(s) placenta(s) a se desenvolver(em) de forma adequada, é preciso ingerir farta quantidade de proteínas e alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

Sugestões de menus para o primeiro trimestre:

Desjejum

Desjejum

»Iogurte

»Biscoito cream cracker

»Suco de laranja

»Café com Leite

»Torrada

»Requeijão

»Mamão

Lanche da Manhã

Lanche da manhã

»Salada de frutas

»Pera

Almoço

Almoço

»Salada de alface

»Aspargos

»Couve refogada

»Arroz

»Feijão

»Rosbife

»Sobremesa: mexerica

»Salada de Alface/cenoura

»Brócolis

»Arroz

»Lentilha

»Filé de frango

»Sobremesa: morangos

Lanche da Tarde

Lanche da tarde

»Iogurte

»Flocos de milho sem açúcar (corn flakes) ou granola

»Vitamina de banana e maçã com leite

Jantar

Jantar

»Salada de Agrião/tomate-cereja

»Berinjela

»Macarrão com ervilha e presunto

»Sobremesa: laranja-lima

»Salada de rúcula Macarrão com frango e molho de »castanha de caju

»Sobremesa: gelatina com iogurte

Você encontra essas e outras informações no livro "RECEITAS PARA GRÁVIDAS"

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