AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Preservação de óvulos: ampliando as possibilidades para a gravidez aos 40

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
15/12/2011 12h00

A cada dia que passa aumenta o número de mulheres que decidem adiar o sonho da maternidade. Dentre os motivos mais comuns, destacam-se principalmente a preocupação em consolidar a carreira profissional e também as incertezas em relação à construção de uma família.
Segundo o IBGE, o número de mulheres que engravidaram após os 40 anos, aumentou 27% em 10 anos. Acima de tudo, o grande vilão da maternidade tardia é o envelhecimento. Diferente dos homens, que mantêm a qualidade de seus espermatozoides durante toda a vida, a mulher já nasce com todos os óvulos que vai liberar, e estes envelhecem junto com ela.
A medida que o tempo passa, a capacidade de fertilização diminui consideravelmente. Enquanto mulheres em torno dos 30 anos têm 20% de chance de engravidar, após os 40 este percentual cai para apenas 5%. Além disso, quando a gravidez acontece, as chances de desenvolver alterações genéticas e cromossômicas como, por exemplo, a Síndrome de Down, são mais altas.

Mas, se a medida que os anos passam os óvulos também envelhecem, como garantir que o sonho da maternidade adiado não se torne impossível?

Atualmente, é possível preservar os óvulos da ação do tempo por meio da criopreservação – uma técnica que congela e mantém os gametas em temperaturas extremamente baixas, por tempo indeterminado, para que eles continuem com as mesmas características que tinham quando foram colhidos.
Quando a decisão da gravidez é tomada, é feita a fertilização destes óvulos e a transferência dos embriões resultantes. O acompanhamento médico especializado desta gravidez associado a hábitos saudáveis de vida devem resultar em uma gestação saudável e cada vez mais segura para a mamãe e o para o bebê. As taxas de sucesso deste procedimento são semelhantes às realizadas com óvulos não congelados.
Independente do momento da vida que a mulher escolha para gerar um bebê é muito importante que esta decisão seja tomada de maneira consciente para que ela possa aproveitar ao máximo as delícias da experiência de gerar um bebê e ser mãe.

Mensagem de Natal

Ao constatar a proximidade do Natal, muitas pessoas comentam que o tempo está passando rápido demais. A vida moderna é assim, cheia de tarefas que nos ocupam o dia todo e acaba nos fazendo deixar de lado coisas importantes, como estar ao lado da família e dos amigos.
Nesta época do ano, o clima do Natal traz amor, alegria, paz, solidariedade e aproxima as pessoas.
Nós, da Clínica FGO, desejamos que este sentimento se perpetue por todos os dias do ano.

Boas Festas,
Dr. Flávio Garcia de Oliveira e Equipe FGO

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!