TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Infertilidade: o fator cervical

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
09/02/2009 12h00

No período periovulatório, o canal cervical produz o muco, secreção translúcida semelhante à clara de ovo, responsável pelo transporte e armazenamento dos espermatozóides no trato reprodutor feminino. Ao entrar em contato com o muco cervical, os espermatozóides passam pela fase de maturação, ou seja, tornam-se capazes de fertilizar o óvulo.

As condições associadas ao canal cervical podem contribuir para a infertilidade, embora raramente este problema seja a única causa. Para determinar alguma falha, seu médico pode pedir um teste pós-coito (PCT). A análise desse material revela a capacidade dos espermatozóides nadarem no muco.

O teste é feito em laboratório, sem incômodos e leva poucos minutos. Se o número de espermatozóides se movimentando for muito baixo, pode ser indício de algum problema ligado à produção destes espermatozóides, à vagina, ao muco cervical ou problema imunológico. Em alguns casos pode haver a presença de proteínas (anticorpos) que matam ou imobilizam o espermatozóide. Exames do muco, do espermatozóide e de sangue podem ser necessários para detectar a presença dessas proteínas.

Se a qualidade do muco for inadequada, o canal cervical pode não estar funcionando adequadamente. A explicação mais comum é de que o teste tenha sido feito no dia errado. Mas também pode haver algum problema ligado a cirurgias cervicais anteriores.

Problemas cervicais geralmente são tratados com antibióticos, hormônios ou por inseminação intrauterina. É importante a mulher saber se fez biópsias, cirurgias, tratamentos com laser ou congelamento, papanicolau anormal ou se a mãe ingeriu o medicamento DES (dietilestilbestrol) enquanto esteve grávida, pois estas condições poderem alterar a produção do muco cervical.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!