Infertilidade em homens pode ser sintoma de câncer de próstata

Infertilidade em homens pode ser sintoma de câncer de próstata

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

De acordo com relatório do Ministério da Saúde, publicado em 2012, a taxa de mortalidade geral no Brasil, entre os 20 e 59 anos, é de 3,5 por mil habitantes, mas é 2,3 vezes maior entre os homens e pode chegar a quatro vezes mais em relação às mulheres entre a população jovem. É sabido que homens vão menos ao médico e, por isso, descobrem certas condições de saúde tardiamente e prejudicam um possível tratamento. Uma delas é a infertilidade que, de acordo com o Dr. Flávio Garcia de Oliveira, da FGO Clínica de Fertilidade, pode ser um sintoma de câncer, doenças na tireoide, diabetes, esclerose múltipla, entre outras doenças.

A infertilidade afeta igualmente homens e mulheres. Cerca de um terço das causas são devidas a fatores masculinos, um terço a fatores femininos e o restante dividido entre problemas do casal e causas desconhecidas.  “Há uma preocupação crescente de que a infertilidade possa realmente ser precursora do câncer de testículo, pois esse é mais comum em homens inférteis do que na população geral. A pesquisa de câncer testicular na avaliação de rotina de homens inférteis tem se tornado um padrão nessa investigação”, explica o especialista.

Todavia, a análise do sêmen por si só não fornece um diagnóstico preciso. Existem outros fatores a serem considerados, como tabagismo, dieta inadequada, prática insuficiente de atividade física, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, além de infecções e outros agentes exógenos. “A análise do sêmen anormal não deve ser a única indicação para a avaliação de pacientes do sexo masculino. Para obter resultados mais abrangentes, os homens devem ser examinados por um médico especializado em infertilidade, além de realizar exames rotineiros como os de sangue”, conclui o Dr. Flávio.

O relatório do Ministério da Saúde ainda destaca a alta incidência do câncer de próstata, segunda causa mais comum de morte por câncer no Brasil e que atinge especialmente homens com mais de 50 anos de idade. 

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter