TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Infertilidade e seleção natural

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
15/12/2010 13h15

As técnicas de Reprodução Assistida são utilizadas para auxiliar os casais que sofrem de algum tipo de infertilidade. Porém, uma vez que a infertilidade é um tipo de seleção natural para prevenir a geração de bebês com doenças genéticas, a utilização destas técnicas pode ser um risco aumentado para a transmissão de algumas doenças genéticas que estariam bloqueadas pela infertilidade.
Para diminuir as chances de desenvolver um embrião portando algum tipo de síndrome, é possível contar com a ajuda de ferramentas como o PGD (diagnóstico genético pré-implantacional), que é uma forma precoce de diagnóstico pré-natal que se destina a prevenção de doenças genéticas através da seleção de embriões. Atualmente, embora seja um número ainda pequeno, já é possível detectar cerca de 130 doenças genéticas a partir da análise de 9 cromossomos, incluindo os sexuais X e Y.

As principais indicações do PGD são os casos de portadores de desordens genéticas e anomalias cromossômicas, mulheres com idade avançada, casais com repetidas falhas de implantação em ciclos de FIV e casais com abortamentos repetidos. A utilização do PGD procura detectar as moléstias contraídas geneticamente para evitar o aborto após a implantação no útero da mulher.

No Brasil não há legislação a respeito. Entretanto, o parecer do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo n° 95.108/2003, em virtude de consulta, não proíbe o procedimento.

Com a finalidade de seleção, técnicas como o PGD podem gerar grandes discussões, pois podem ser encaradas como eugenia. Ou seja, escolha dos melhores. A seleção sexual deliberada é proibida. A escolha do sexo realizada através dos cromossomos X e Y pode ser utilizada somente para seleção de embriões que podem ter doenças específicas de determinado sexo, como é o caso da hemofilia que é uma dificuldade no processo de coagulação sanguínea que atinge mais indivíduos do sexo masculino; e da Síndrome de Turner, que atinge somente as mulheres e tem como principal característica o infantilismo sexual e não desenvolvimento das capacidades reprodutivas.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!