TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Idade do óvulo. Quando devo me preocupar?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
15/09/2013 09h12


Quando as mulheres ainda estão na barriga de suas mães, em torno da 20a semana de gesta- ção, todas as células tronco produtoras de óvulos - 6 a 7 milhões - se transformam em óvulos. A partir desse momento inicia-se no ovário um processo de morte natural dos óvulos (apoptose). É um fenômeno que reduz o número de óvulos com o passar do tempo:

Outro fato importante se relaciona com a qualidade do óvulo. A mulher não produz novos óvulos, apenas segue gastando aqueles do estoque inicial. Os óvulos produzidos intra-útero permane- cem em estado de repouso até o momento em que serão utilizados na ovulação e fertilização. Desse modo, uma mulher com 35 anos fornece óvulos com essa mesma idade que, além de diminuir em quantidade, também perdem qualidade à medida que “envelhecem” junto com a mulher.

A partir da puberdade e primeira menstruação, a mulher inicia seus ciclos de ovulação. A cada mês, para que a mulher ovule um único óvulo, são recrutados 800 a 1000 óvulos, ou seja, um em cada 800 a 1000 sobrevive para ovular e fertilizar. Sendo assim, pensando numa vida fértil entre os 15 e 45 anos, apenas 300 a 400 óvulos de todo aquele estoque inicial serão realmente utiliza- dos, o restante será descartado. Isso explica porque as pacientes de 40 anos ou mais não respondem devidamente à estimulação ovariana, e geram óvulos em número cada vez menor e com qualidade inferior para fertilização, comparado com pacientes abaixo dos 35 anos de idade.

Porém, algumas pacientes mais jovens também podem apresentar o mesmo problema (meno- pausa precoce). Alguns fatores (veja abaixo) aumentam a chance da menopausa precoce apare- cer, nesses casos está indicada a doação de óvulos: 

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!