Idade do óvulo. Quando devo me preocupar?

Idade do óvulo. Quando devo me preocupar?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Quando as mulheres ainda estão na barriga de suas mães, em torno da 20ª semana de gestação, todas as células tronco produtoras de óvulos – 6 a 7 milhões – se transformam em óvulos. A partir desse momento inicia-se no ovário um processo de morte natural dos óvulos (apoptose). É um fenômeno que reduz o número de óvulos com o passar do tempo:

Idade do óvulo. Quando devo me preocupar? - 1

Outro fato importante se relaciona com a qualidade do óvulo. A mulher não produz novos óvulos, apenas segue gastando aqueles do estoque inicial. Os óvulos produzidos intra-útero permane- cem em estado de repouso até o momento em que serão utilizados na ovulação e fertilização. Desse modo, uma mulher com 35 anos fornece óvulos com essa mesma idade que, além de diminuir em quantidade, também perdem qualidade à medida que “envelhecem” junto com a mulher.

A partir da puberdade e primeira menstruação, a mulher inicia seus ciclos de ovulação. A cada mês, para que a mulher ovule um único óvulo, são recrutados 800 a 1000 óvulos, ou seja, um em cada 800 a 1000 sobrevive para ovular e fertilizar. Sendo assim, pensando numa vida fértil entre os 15 e 45 anos, apenas 300 a 400 óvulos de todo aquele estoque inicial serão realmente utiliza- dos, o restante será descartado. Isso explica porque as pacientes de 40 anos ou mais não respondem devidamente à estimulação ovariana, e geram óvulos em número cada vez menor e com qualidade inferior para fertilização, comparado com pacientes abaixo dos 35 anos de idade.

Porém, algumas pacientes mais jovens também podem apresentar o mesmo problema (meno- pausa precoce). Alguns fatores (veja abaixo) aumentam a chance da menopausa precoce apare- cer, nesses casos está indicada a doação de óvulos: 

Idade do óvulo. Quando devo me preocupar? -2

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter