TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Hora de dar adeus às fraldas

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
15/12/2012 12h00

Com cerca de um ano e meio o pequeno já adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra, época ideal para começar dar adeus às fraldas. Não é aconselhável deixar passar muito tempo, pois a criança pode se acomodar e, depois, o processo pode ficar mais complicado.

Normalmente, quando a criança já está pronta, ela costuma avisar que fez xixi ou cocô, mas só depois de tê-lo feito. Aos poucos, começa a dizer com antecedência, sinal para incentivá-la a usar o peniquinho.

A fralda diurna é a primeira a ser abolida. Você pode começar colocando a criança, assim que ela acordar, no penico ou no vaso sanitário - desde que tenha um redutor de assento. No início é comum que a criança faça apenas um pouquinho de xixi, mas a cada duas horas é necessário leva-la ao banheiro novamente. Com o cocô é mais fácil, pois basta levar o pequeno ao banheiro no horário habitual. Nesta primeira fase, que deve durar cerca de 1 semana, espere ao lado, sem apressar, até que ele finalize a tarefa.

Depois de cerca de uma semana, continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro e peça que chame quando tiver terminado. Espere mais uma ou duas semanas e passe a deixar a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas perguntando se ela não está com vontade, pelo menos umas quatro vezes ao dia. Depois de mais uns dias, pare de perguntar e de oferecer e deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.

Quando conseguir controlar o xixi e o cocô e aprender a usar o penico ou vaso sanitário (o que pode levar até quatro meses) é hora de abandonar a fralda noturna. Para isso, é necessário que a criança durma em cama, pois ela precisa conseguir acordar e ir sozinha ao banheiro, se necessário. Nesta fase, exclua a última mamada, para não sobrecarregar a bexiga, e sempre cuide para que a criança faça xixi antes de dormir.

O processo para abandonar a fralda requer incentivo dos pais e muita paciência. Mesmo depois de bem estabelecido, até os quatro anos acidentes são normais e não é aconselhável nenhum tipo de punição se a criança falhar, pois a vergonha e a culpa podem retardar o processo. Dizer coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema e da próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro” vai incentivar o pequeno e ajudar para o adeus definitivo às fraldas.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!