TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Gravidez após os 40 anos

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
19/10/2017 09h33

O mundo atual tem levado as mulheres a adiarem cada vez mais o desejo de conceber um filho, devido ao investimento em sua vida profissional ou outras razões específicas;

Ter um filho nesta fase tem suas vantagens, a mulher  provavelmente já adquiriu estabilidade financeira, amadurecimento psicológico, posição confortável na carreira e uma relação mais profunda com seu parceiro.

A maior desvantagem em adiar a gravidez após os 40 anos é o fato de que quanto mais tarde você programar sua gravidez, mais difícil será engravidar naturalmente ou por meios de reprodução assistida.

É mais difícil engravidar naturalmente aos 40 anos?

Sim. A mulher nasce com uma reserva ovariana predeterminada, com um número finito de óvulos – em torno de 300.000 a partir da puberdade –, que naturalmente se esgotarão com o passar dos anos até chegar na menopausa. A partir dos 38 anos, existe uma diminuição acentuada dos folículos, onde os óvulos ficam imersos e, por esse motivo, a gravidez natural é mais difícil depois dos 40 anos.

Quais são os riscos em uma gravidez depois dos 40 anos, tanto para o feto como para a mãe?

Na mãe, a idade avançada pode agravar a incidência de diabete gestacional, hipertensão arterial específica da gestação, abortamentos e prematuridade. No bebê, os riscos são aumentados para alterações cromossômicas, sejam elas numéricas ou estruturais, como a síndrome de Down (trissomia do 21).

Quais cuidados uma mulher com mais de 40 anos deve tomar antes de engravidar?

Após os 40 anos, precisa-se de muitos cuidados com a saúde, pois passa a ter propensão a algumas intempéries, como já citado anteriormente, por exemplo diabete, hipertensão e alterações cardiovasculares. É importante verificar todos os exames com muita atenção antes de engravidar.

O pré-natal de uma mulher com mais de 40 anos é diferente?

Tendo em vista as complicações que a gravidez de uma mãe com idade mais avançada pode ter, este acompanhamento deve ser sempre mais de perto. As consultas são mais constantes, e os exames, mais específicos para essas mulheres.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!