TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Gestação múltipla: cuidados e alegria multiplicados!

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
15/06/2008 12h00

Gestações múltiplas são cada vez mais comuns, principalmente por causa do crescente número de mulheres que recorrem aos tratamentos de infertilidade.

Existem dois tipos de gestações múltiplas:

A de gêmeos univitelinos, ou idênticos, que ocorre quando o óvulo fecundado pelo mesmo espermatozóide se divide e dá origem a dois ou mais bebês, sempre do mesmo sexo e muito parecidos; e a dos chamados gêmeos polivitelinos, ou fraternos, quando mais de um óvulo é fecundado por espermatozóides diferentes, os bebês gerados compartilham até 50% de informação genética e podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo fator sanguíneo.

A gestação múltipla é considerada de risco e requer vários cuidados, pois o organismo feminino está preparado para receber apenas um bebê por gestação. O peso extra exige mais dos ossos e articulações e boa parte dele deve ser adquirido até o sétimo mês de gestação, pois a gestante de múltiplos terá dificuldade em se alimentar nos últimos meses da gravidez. As consultas durante o pré-natal precisam ocorrer com maior freqüência para que o obstetra possa realizar exames e assegurar que está tudo bem com a mãe e os bebês. Os riscos de a mãe desenvolver pressão alta e diabetes gestacional são maiores e os sintomas da gravidez (náuseas, cansaço e indisposição matinal) também são mais acentuados. A cada bebê a mais dentro do útero o período gestacional diminui cerca de 3 semanas e geralmente os bebês nascem menores que o normal. A barriga de uma gestante de apenas um bebê de 8 meses tem o mesmo tamanho da barriga de uma gestante de trigêmeos de 5 meses.

Mas como tudo na gestação de múltiplos acaba se multiplicando, com certeza você terá motivos extras para comemorar, afinal as doses de alegria que você vai ter ao ver seus bebês sorrindo e crescendo saudáveis serão multiplicadas por dois, por três, por quatro... (melhor parar por aqui!)

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!