TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Fertilidade e mudanças nos ovários

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
10/05/2013 20h32

Embora os distúrbios causadores da infertilidade sejam mais frequentes por volta dos 40 anos, muitas vezes a dificuldade de engravidar ocorre devido a alterações normais que ocorrem nos ovários por causa da idade. O hipotálamo e a glândula pituitária, localizados no cérebro, são responsáveis pelos mecanismos da ovulação e da menstruação regular. O hipotálamo estimula a pituitária a produzir os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), que são secretados na corrente sangüínea e controlam o crescimento dos óvulos e a produção do hormônio feminino, o estrógeno, pelos ovários.

Muitas mulheres possuem cerca de 300.000 óvulos em seus ovários na puberdade. Para cada óvulo que amadurece e é lançado nas trompas (processo denominado ovulação) durante um ciclo menstrual, 500 a 1.000 não amadurecem totalmente e são reabsorvidos pelo corpo. Ao atingir a menopausa, o que geralmente ocorre entre 40 e 56 anos, há um número bem menor de óvulos “em estoque”. Esses óvulos remanescentes geralmente não respondem bem aos sinais de secreção de FSH e LH da glândula pituitária. Os níveis desses hormônios na corrente sangüínea aumentam na tentativa de estimular os ovários. Um nível elevado de FSH no terceiro dia do ciclo menstrual demonstra que o ovário não está respondendo corretamente aos sinais enviados pela pituitária.

A redução da resposta ovariana ao FSH e ao LH resulta na baixa da produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. O ciclo menstrual pode ficar mais curto e eventualmente não haverá ovulação, causando uma interrupção na menstruação. Os hormônios estrógeno e progesterona também são fundamentais para o desenvolvimento normal do endométrio, a camada que reveste o útero, onde o embrião se fixa para se desenvolver. A redução dos níveis desses hormônios com a idade é também outro aspecto que diminui as chances de gravidez.

O ritmo de vida acelerado da mulher moderna faz com que o sonho da maternidade seja adiado por causa de outras prioridades. A solução pode ser encontrada nos tratamentos de fertilidade, cada vez mais seguros e acessíveis!

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!