AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Endometriose - Tratamentos - parte 2

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
24/08/2009 12h00

Nesta edição, você vai conhecer as outras formas de tratar a endometriose.

Cirurgia
A cirurgia para remover aderências, implantes ou endometriomas pode ser necessária para aliviar a dor e contribuir para a fertilidade. Mesmo assim, pode ser impossível erradicar toda a endometriose e às vezes é necessário continuar com uma terapia medicamentosa. Enquanto a maioria das mulheres melhora com os tratamentos, 20% a 50% apresentam sinais e sintomas de recorrência cinco ou até dez anos após a conclusão do tratamento.
Se uma mulher infértil com endometriose falha ao tentar conceber depois do tratamento, deve-se tentar a fertilização in vitro. Mesmo mulheres com doença avançada, que possuem os ovários cercados por aderências, são candidatas à fertilização in vitro.
Para mulheres que não tiveram sucesso com nenhum tratamento e que já constituíram família, os ovários e até mesmo o útero podem ser removidos para aliviar as dores persistentes. Remover ambos os ovários diminui as chances de recorrência, embora o procedimento deixe a mulher com déficit de estrógeno. Pode ser preciso fazer uma reposição hormonal. A recorrência da endometriose durante a reposição é extremamente baixa e os benefícios do hormônio geralmente são maiores do que os potenciais riscos.

Gravidez
Apesar das estatísticas sobre a possibilidade da gravidez curar a endometriose ainda não serem conclusivas, muitos especialistas têm observado que a doença geralmente regride durante a gestação. Os médicos acreditam que o ambiente hormonal produzido na gravidez iniba a doença, que pode voltar depois.
Por outro lado, vale ressaltar que muitas mulheres com endometriose têm dificuldade de engravidar.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!