AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Endometriose e Fertilidade

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
05/06/2013 18h00

A endometriose é uma doença comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Ela acontece quando o tecido endometrial, que reveste a camada interna do útero, cresce fora da cavidade uterina. Esse tecido fora de lugar pode se implantar e crescer em qualquer área da cavidade abdominal ou, raramente, em locais mais distantes como a área do umbigo ou dos pulmões. O tecido pode crescer em pequenos pedaços, chamados de “implantes”, em “nódulos” mais espessos e penetrantes ou formar coleções líquidas (cistos) nos ovários, chamados de “endometriomas”.

A endometriose é imprevisível. Algumas mulheres têm alguns implantes isolados que nunca crescem, mas há casos em que a doença pode se espalhar por toda a região pélvica. A endometriose irrita os tecidos em volta e pode produzir cicatrizes em forma de “teias”, que são chamadas de “aderências”. Esse tecido cicatrizado pode cobrir qualquer órgão da pelve; às vezes recobre inteiramente todos os órgãos pélvicos.

A endometriose reage aos hormônios ovarianos mais ou menos do mesmo modo que o endométrio. Por influência do estrógeno e da progesterona, os tecidos fora de lugar produzem as mesmas substâncias, incluindo as prostaglandinas. Quando os níveis dos hormônios caem, os tecidos podem sangrar. Diferentemente do endométrio normal, que se desprende formando o fluxo menstrual, esse sangue dos tecidos fora de lugar não tem como sair, o que provoca irritação, inflamação e aderências nos tecidos vizinhos.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!