Endometriose dificulta gravidez

Endometriose dificulta gravidez

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

endometriose é uma doença do sistema reprodutivo feminino, em que o revestimento interno do útero (o endométrio) é encontrado fora da cavidade uterina. Ou seja, formam-se ilhas de tecido endometrial em lugares fora do útero. Estima-se que três a quatro milhões de mulheres brasileiras em idade reprodutiva sofrem de endometriose. “Essa doença é mais comum em mulheres entre 30 e 40 anos de idade, embora possa começar no final da adolescência e início da idade adulta”, explica Flávio Garcia de Oliveira, médico especialista em reprodução humana da FGO Clínica de Fertilidade. Cerca de 40% das pacientes com endometriose têm algum grau de infertilidade ou algum tipo de dor no baixo ventre.

Dr. Flávio cita alguns dos sintomas que podem estar ligados à doença que por muitas vezes podem ser um obstá- culo à gravidez,. “Ciclos menstruais muito dolorosos ou intensos, ou dor nas costas durante o sangramento mens- trual podem ser sinais. Outros sintomas são prisão de ventre, diarreia ou micção frequentes, perto do período de ovulação ou pouco antes da menstruação. Analisar o histórico familiar também é importante”.

O tratamento da doença tem dois objetivos principais: desbloquear as tubas uterinas e remover as aderências que podem afetar a concepção, fecundação e o movimento dos óvulos fertilizados por meio das “trompas de falópio” ou “tubas uterinas” e manter a doença sob controle, reduzindo a estimulação hormonal sobre os implantes (ilhas de endométrio fora de seu lugar habitual), de modo que eles não cresçam e não descamem, evitando o aumento do número de lesões nos tecidos circundantes.

O diagnóstico e tratamento precoce são importantes. “Se for escolhida a laparoscopia para tratar a endometriose, é de bom grado discutir com o médico um plano de recuperação para os primeiros seis meses após a cirurgia ou um tratamento medicamentoso para melhorar as chances de concepção. Considera-se que a melhor ‘janela de tempo’ para engravidar é nos primeiros seis meses após o tratamento com medicamentos ou cirurgia para endometriose”, afirma o médico. 

Para saber mais, clique aqui.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter