TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Endometriose - Causas mais comuns

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
22/06/2009 12h00

A principal teoria que explica como a endometriose começa é a da menstruação retrógrada, quando o fluxo menstrual vai para as tubas uterinas em direção à pelve. De acordo com essa teoria, as células endometriais se implantam nos ovários e em outras áreas da cavidade abdominal. Há fundamentos para essa tese, pois mulheres com defeitos no sistema genital que não permitem a saída normal da menstruação possuem mais chances de desenvolver endometriose. No entanto, o fluxo retrógrado também tem sido encontrado em mulheres que nunca tiveram a doença.

Outra explicação possível envolve as mudanças súbitas no sistema imunológico, que é responsável por combater células anormais e bactérias. A menstruação retrógrada poderia atrapalhar a capacidade do organismo de se livrar das células endometriais que são lançadas para a cavidade pélvica. Isso poderia resultar na implantação e no crescimento de tecidos residuais do endométrio. Estudiosos têm registrado diferenças em várias células e substâncias químicas associadas ao sistema imunológico em mulheres com endometriose.

Mulheres que têm irmãs ou mãe com a doença têm chances maiores de desenvolvê-la. Portanto, também há fatores genéticos envolvidos. Se esses fatores estão relacionados a mudanças no sistema imunológico, isso ainda não se sabe. Apesar de décadas de pesquisas, as razões que levam algumas mulheres a terem a doença ainda não são totalmente conhecidas.

Existem alguns sintomas que podem indicar a endometriose. Na próxima edição deste boletim você vai conhecê-los e saber mais sobre esta doença tão comum, mas que precisa de cuidados. Aguarde!

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!