TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Diabetes gestacional

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
18/08/2008 12h00

Ao receber a notícia da gravidez, você passa a se preocupar muito com a saúde do bebê, não é mesmo? Mas é muito importante cuidar também da sua saúde, afinal, você é a maior responsável pelo desenvolvimento do bebê.
Durante o pré-natal, entre a 24ª e a 28ª semana da gestação, seu médico pode solicitar um teste de tolerância à glicose para saber se você é portadora de diabetes gestacional.

O diabetes é causado pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Uma paciente é considerada diabética durante a gestação se os níveis de glicose ultrapassam 200 mg/dl duas horas após a ingestão de 75 gramas de glicose ou se os níveis de glicose em jejum estiverem acima de 120 mg/dl.

O diabetes é causado pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Uma paciente é considerada diabética durante a gestação se os níveis de glicose ultrapassam 200 mg/dl duas horas após a ingestão de 75 gramas de glicose ou se os níveis de glicose em jejum estiverem acima de 120 mg/dl.
De cada 100 gestantes, 5 apresentam o diabetes gestacional. Dessas 5 mulheres, 4 apresentam apenas o teste de sobrecarga alterado (chamado de intolerância à glicose) e uma desenvolve o diabetes gestacional.

Mulheres obesas e com mais de 35 anos têm maior risco de desenvolver a doença durante a gravidez.

Uma mãe com altos níveis de açúcar no sangue pode ter um bebê também com altos níveis de açúcar no sangue. Para eliminar o açúcar extra, o pâncreas do bebê fabrica insulina extra. Isto pode fazer com que o bebê fique maior do que o normal, uma condição conhecida como macrossomia, que pode trazer problemas de saúde como dificuldades de respiração, obesidade e diabete tipo 2 ao longo da vida. Também aumenta o risco de a mãe ter dificuldades no parto.
O tratamento pode incluir uma dieta especial (recomendada pelo médico ou por um nutricionista), atividade física e, se necessário, testes de quantidade de açúcar no sangue e injeções de insulina.

Apesar de ter sido um problema sério no passado, hoje a maioria das mães diabéticas pode ter seus filhos com segurança, desde que devidamente acompanhadas no pré-natal.

Os níveis de açúcar no sangue costumam voltar a níveis normais (não-diabéticos) logo depois do nascimento. Mas há maior probabilidade de desenvolver a doença nas próximas gestações e um risco maior de desenvolver a diabete tipo 2 ao longo da vida.
O estilo de vida pode ajudar a reduzir o risco da doença. Fale com o seu médico sobre os métodos de prevenção, como manter o peso ideal, dicas para uma alimentação saudável e os exercícios que podem ser praticados durante

A origem dos nomes...

Caio

Origem: Latim 

Significado: Feliz, contente, alegre

 

Eduardo

Origem: Anglo-Saxão 

Significado: Guardião próspero

 

Teodoro

Origem: Grego 

Significado: Dádiva do Senhor

 

Beatriz

Origem: Latim 

Significado: Aquela que faz os outros felizes 

 

Nadine

Origem: Eslavo 

Significado: Esperança

 

Samara

Origem: Hebraico 

Significado: Protegida por Deus

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!