TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Dentinhos fortes e saudáveis desde o princípio

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
01/05/2012 12h00

A formação dos dentes do bebê começa antes mesmo de seu nascimento. Por volta dos 6 meses, começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Um atraso de mais de 6 ou 8 meses pode ser considerado dentro dos padrões da normalidade. Além disso, também existem casos de dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento ("dente natal"), ou ainda por volta de 2 a 3 meses de idade ("dente neonatal"). Apesar de ser normal, se isso ocorrer, procure o odontopediatra.

Veja abaixo algumas orientações importantes para garantir que seu bebê tenha dentes saudáveis desde o início:

- Durante a gestação: É muito importante ingerir a quantidade de vitamina D recomendada pelo seu médico, pois ela é responsável pela boa formação óssea e bucal do bebê.

- Sintomas dos primeiros dentinhos: Quando aparecem os primeiros dentinhos é comum que os bebês apresentem alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deve-se oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

- Chupar o dedo ou chupeta: A maioria dos pediatras hoje em dia concorda que esses hábitos têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança, porém, existe um consenso universal de que a sucção deve parar antes de começarem a nascer os primeiros dentes. Converse com o dentista e o pediatra sobre os hábitos de sucção de seu filho.

- Cárie de mamadeira: Para evitar esse problema comum, limpe a gengiva do bebê com gaze ou pano limpo umedecidos depois das mamadas. Quando os dentinhos aparecerem, passe a escová-los todos os dias com uma quantidade mínima de pasta sem flúor. Convém também oferecer uma mamadeira com água ao invés de leite ou suco antes da criança deitar.

- Primeiros dentes: Assim que nascer o primeiro dentinho, normalmente em torno dos seis meses, comece a limpá-lo diariamente e faça uma consulta com o dentista.

- Trauma: Se a criança bater a boca, deverá procurar o odontopediatra, para avaliação do caso. Se quebrar o dentinho, guarde o fragmento em soro fisiológico para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, leve-o, em soro fisiológico ou leite, ao odontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!