Casos de Beta hCG falso negativo

Casos de Beta hCG falso negativo

Dr. Flávio Garcia de Oliveira15/09/2016 14h31

A principal causa de Beta hCG falso negativo é um exame feito antes do tempo certo. Algumas pessoas ficam ansiosas por terem tido relações sexuais sem nenhum tipo de método contraceptivo e faz o teste de gravidez poucos dias depois, antes mesmo qualquer atraso no ciclo menstrual. Se estiver grávida, é provável que o embrião ainda nem tenha chegado ao útero. Se ele ainda não se implantou, não há como haver Beta hCG presente na corrente sanguínea da mãe.

Os exames mais modernos conseguem detectar aumento do Beta hCG com apenas 1 dia de atraso menstrual. Porém, para diminuir o risco de falso negativo, indicamos a realização do exame no mínimo com uma semana de atraso na menstruação. Lembre-se que não se pode excluir totalmente uma gestação se o exame negativo tiver sido feito com menos de 1 semana de atraso da menstruação. Diferentemente, um exame negativo feito com mais de duas semanas de atraso menstrual torna a chance muito baixa.

Os números de Beta hCG na urina são mais baixos que no sangue, portanto, o risco de falso negativo é maior neste tipo de exame.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter