TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Amamentação: peito ou mamadeira?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
26/10/2012 16h25

As pesquisas sobre as vantagens da amamentação são numerosas. Quanto mais se estuda mais se aprende sobre a importância do leite de peito para uma criança. Amamentar, mesmo que por curto período, ainda traz benefícios para o recém-nascido. Entretanto, a decisão de amamentar ou dar mamadeira é pessoal.
Há muitas razões pelas quais a mulher escolhe um método ou outro, e é importante entender e dar apoio, qualquer que seja a decisão. Se amamentar é muito estressante para uma mãe em particular, especialmente se ela tem pouco apoio a seu redor e está faltando autoconfiança em relação à sua habilidade de amamentar, então a mamadeira pode ser a melhor escolha para ela. Assim poderá ficar mais relaxada e, portanto, criar um vínculo melhor com o bebê.
Em muitas partes do mundo, a amamentação é um assunto considerado simplesmente como um processo natural associado ao fato de ter filhos. Isso não é verdade em nosso país, em que muitas mulheres preferem não amamentar, e essa cultura é a predominante, principalmente após o aparecimento do leite em pó.
Atualmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria tem insistido bastante no tema da amamentação, promovendo orientações à população e aos médicos sobre os benefícios incontestáveis da amamentação, por um período mínimo de seis meses após o parto. Assim muitas mulheres estão mudando seu ponto de vista e optando por amamentar.
Por outro lado, o ato de amamentar não é tão fácil assim. Não é fácil aprender a amamentar e ensinar aos bebês a forma correta de sugar o leite.

Leia abaixo algumas dicas sobre amamentação saudável para a mamãe e o bebê:

• Primeiramente, deve-se reconhecer que no começo a experiência da amamentação pode ser frustrante. A recém-mamãe pode se desapontar se esperar que instantaneamente as coisas funcionem de forma ideal. Infelizmente, muitas mulheres não sabem que o processo de amamentação envolve aprendizado e leva algum tempo, o que exige paciência e dedicação. Assim o parceiro tem uma função fundamental nesse momento. Ele deve compreender a situação e tentar sempre encorajar a mulher, apoiando-a todo o tempo e comemorando as conquistas. Alguns profissionais paramédicos(as) são especializados(as) em ajudar as mamães nessa situação e podem ser contratados para tal.
• Se for o caso, contrate um desses profissionais; o parceiro deverá sempre estar perto no momento das aulas.
• A amamentação requer que a mulher fique na mesma posição por muito tempo. Assim, deve-se tornar o ambiente aconchegante, com assentos confortáveis, televisão, telefone de fácil acesso e um estoque de comida e água perto do local escolhido.
• Toda a comida que a mulher ingere quando está amamentando pode afetar o bebê. Assim, ela deve sempre comer alimentos saudáveis, se possível seguindo uma dieta recomendada por nutricionistas.
• A mamãe que está amamentando requer quantidade importante de água. Assim, ela deve ser encorajada a se hidratar muito bem, tomando pelo menos doze copos de água por dia.
• Se a mulher se sente à vontade para amamentar junto aos amigos, seu parceiro deve sempre ajudá-la, cuidando para que tenha o grau de privacidade de que necessita.
• Por outro lado, a mamãe deve ser encorajada a não amamentar em público se assim desejar. Ela pode coletar seu leite através de uma bomba de sucção e armazená-lo em mamadeiras para ser utilizado dessa forma quando necessário.
Retirado do livro: E DEPOIS DO PARTO? - Cuidados com o Corpo, a Mente e a Vida Sexual.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!