AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Alterações nos seios durante a gestação

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
01/07/2013 12h01

Os seios normalmente são os primeiros a mudar logo no início da gestação e as alterações ocorrem durante toda a gravidez, pois eles vão sendo preparados para a amamentação. No começo, muitas mulheres confundem a sensação de rigidez apresentada pelos seios com aquela que é sentida às vésperas da menstruação. A diferença é que, para as grávidas, esse inchaço será cada vez mais mais intenso e permanecerá até o nascimento do bebê, pois aumenta a circulação sanguínea na área.

Na hora do parto, o inchaço das mamas está no auge. O colostro, conhecido como “primeiro leite”, costuma sair quando os mamilos são estimulados pela primeira sugada do pequeno. Esse momento costuma ser acompanhado por um pouco de dor nos seios e contrações no útero. Mas é importante aguentar firme, pois cerca de três dias depois, vem a produção mais adequada de leite e o bebê poderá se fartar no peito da mamãe.

Os seios podem aumentar de um a dois números depois da gestação, mas não se preocupe se eles aumentarem muito pouco, pois o tamanho dos seios não influencia no sucesso da amamentação.

Apesar da importância, amamentar pode não ser um mar de rosas e a mãe precisa se preparar para isso.

Veja abaixo algumas dicas de como preparar os seios para uma amamentação tranquila:

- Lave o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete e nem hidratantes, pois os mamilos já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.

- Algumas mulheres têm o mamilo plano ou invertido, que pode dificultar a amamentação. Neste caso, por volta do oitavo mês de gestação, o obstetra pode indicar o uso de conchas específicas para que o bebê possa pegar o mamilo com maior facilidade.

- Para preparar a pele dos mamilos para que fique menos sensível, algumas receitas caseiras podem funcionar, como passar uma toalha úmida ou bucha vegetal com muito cuidado, durante o banho e expor os seios ao sol, nos períodos de menor intensidade de raios infravemelhos, como no início da manhã e no final da tarde.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!