AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

A relação entre endometriose e infertilidade

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
20/07/2012 13h35

Muitas são as curiosidades e teorias que envolvem o assunto, afinal cerca de 40% das mulheres com endometriose são inférteis, o que não significa que todas terão dificuldade durante a gestação. Vamos conhecer algumas das teorias defendidas sobre o assunto:

- A endometriose pode causar cicatrizes e aderências que “grudam” os órgãos entre si, tirando-os de sua posição habitual. A consequência é a dificuldade das tubas uterinas em captar o óvulo, já que teoricamente estão aderidas a alguma outra parte da pelve. Além disto, podem existir cicatrizes no interior das tubas uterinas, bloqueando-as e impedindo o encontro do óvulo com o espermatozoide.

- O fluido peritoneal da maioria das mulheres com endometriose contém substâncias bioquímicas prejudiciais à fertilidade. Essas substâncias interferem em vários aspectos reprodutivos, exemplo: alterações tubárias, captação do óvulo e até mesmo na própria ovulação;

- O sistema imunológico de mulheres com endometriose não funciona adequadamente, uma falha no mecanismo de defesa acaba atacando o esperma e o embrião, impedindo dessa forma, a concepção e o desenvolvimento da gravidez;

- Mulheres com endometriose apresentam alterações nos níveis dos hormônios relacionados ao desenvolvimento do FSH (folículo estimulante) dentro do ovário, o que influencia diretamente no processo reprodutivo.

Fontes:

http://www.medicinenet.com/endometriosis/article.htm
http://humrep.oxfordjournals.org/content/27/7/2020/suppl/DC1

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!