TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

A obesidade e a gestação

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
01/11/2012 12h00

A Escola de Medicina de Harvard concluiu que a obesidade tem efeito negativo sobre os resultados de reprodução. Os estudos indicaram que mulheres com IMC igual ou maior do que 30 kg/m² têm menos probabilidade de engravidar naturalmente. As chances de engravidar são 68% menores do que pacientes que apresentam IMC abaixo de 30 kg/m².

A gordura presente no corpo das mulheres obesas funciona como um armazém de hormônios e transforma o hormônio feminino em hormônio masculino. A principal causa de infertilidade das mulheres obesas é a chamada anovulação – quando o corpo não é capaz de produzir os óvulos mensalmente.

Mulheres obesas apresentam também uma resistência à insulina e uma predisposição a desenvolver diabetes e ovários policísticos por causa da alteração do meio hormonal. Essa alteração age tanto na periferia do corpo, ou seja, na gordura, quanto no interior do corpo. Dentro do ovário, por exemplo, a falta de insulina atrapalha o desenvolvimento do óvulo, impedindo a gestação.

Mas o contrário também é preocupante. Mulheres anoréxicas ou muito magras também podem apresentar dificuldade para engravidar. Neste caso, o problema não tem a ver com a gordura do corpo, e sim com a hipófise, que apresenta dificuldade na produção da gonadotrofina, que interfere na ovulação.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!