AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

A caminho da concepção

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
01/07/2008 12h03

Editorial

Olá! Esta é a primeira edição do boletim informativo “ABC da Fertilidade”. Você vai receber edições mensais no seu e-mail ou pode retirar o seu exemplar na clínica.
A gravidez normalmente é o maior desejo de muitos casais, mas como nem todos podem gerar seus filhos sozinhos existem os tratamentos de fertilidade. Mas quais são os tratamentos existentes? Qual a diferença entre esterilidade e infertilidade? Quais as causas que podem atrapalhar a concepção? Como ela acontece naturalmente? Com a minha experiência e com os avanços da medicina, espero poder ajudá-los a realizar o sonho de ser Pai e Mãe.
Até o nascimento do bebê estarei sempre ao lado de vocês, orientando e apoiando, afinal temos um caminho a percorrer enquanto o bebê não chega.
Então, vamos começar?
Boa leitura!
Dr. Flavio Garcia de Oliveira

Para que uma gravidez ocorra é necessário que o aparelho reprodutor do homem e da mulher sejam anatômica e funcionalmente normais.
No 14o dia do ciclo menstrual (no caso de mulheres com ciclos de 28 dias), um óvulo é liberado e ocorre a ovulação. Quando mais de um óvulo é liberado, o que ocorre raramente, pode acontecer a gestação múltipla. A partir deste momento, a ação dos hormônios produzidos pelos ovários faz com que o útero sofra modificações para receber o futuro embrião. Quando o óvulo é fecundado por um espermatozóide, ocorre a fecundação. A partir daí, o embrião deve ter a capacidade de implantar-se, enquanto o endométrio (membrana que reveste a cavidade uterina) deve oferecer condições para a implantação.
De cada 100 casais, 80 conseguem “engravidar” após manter relações sexuais sem contraceptivos durante 12 meses. No caso da gravidez não ocorrer após este período, o casal pode recorrer a um especialista em reprodução humana que vai indicar alguns exames e verificar qual fator está atrapalhando a gravidez.

Exames mais comuns


Mulheres:
exames hormonais
avaliação clínica dos ciclos menstruais
ultrassonografia para verificar o tamanho do ovário e a presença ou não de cistos

Homens:
exame clínico dos testículos e pênis
avaliação da função sexual
espermograma para verificar a quantidade, qualidade e a forma dos espermatozóides

Vale lembrar que existe uma grande diferença entre esterilidade e infertilidade. A esterilidade se relaciona com a incapacidade absoluta de reproduzir naturalmente, e a infertilidade se relaciona à falta de gestação natural após um período de 12 a 18 meses de tentativas do casal sem nenhum tipo de prevenção.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!