TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Ginecologia

Sinéquias ou Aderências Intrauterinas

As sinéquias uterinas tem sido relacionadas a abortamento de repetição, infertilidade e distúrbios menstruais. A principal causa de sinéquias intrauterinas é a curetagem uterina puerperal (pós-parto). Estima-se em 40% a incidência de sinéquias pós-curetagens puerperais (Schenker et al.. , 1982).

As aderências intrauterinas podem ser de localização central ou marginal e em seu aspecto morfológico podem apresentar-se endometriais, miometriais ou fibro-miometriais e fibroconjuntivas. A abordagem histeroscópica é o tratamento de escolha, pois pode-se retirar as sinéquias de forma seletiva e cuidadosa.

A posterior combinação do uso de DIU, da antibioticoterapia e do tratamento hormonal está associado com aumento da taxa de sucesso na remoção das sinéquias. Após o desaparecimento das mesmas podemos observar taxa de gestação de 50% e melhora do estado menstrual em 75% dos casos. Vários estudos relatam que 90% das pacientes assumem ciclos menstruais normais e 75 a 80% delas tornam-se grávidas, sendo que destas, 50 a 60% dão à luz à uma criança à termo.

Na realidade, o prognóstico de sucesso de gravidez após a remoção de sinéquias uterinas está mais associado ao tipo de sinéquia e à gravidade com que a cavidade uterina está afetada.  As sinéquias endometriais podem ser desfeitas mesmo durante o diagnóstico com o próprio aparelho e têm excelente prognóstico. Já as sinéquias fibrosas que tomam grande parte da cavidade uterina só são desfeitas com ressecção ou laser e têm alta taxa de recidiva pós-ressecção (elas voltam com muita frequência após a cirurgia), piorando muito o prognóstico de gravidez.

 

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!