AGENDE SUA CONSULTA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Ginecologia

Defeitos Uterinos (Anormalidades Mullerianas)

Podem variar desde a completa ausência do útero a mínimas deformidades na forma uterina. A presença de falha na cavidade uterina vista à histerossalpingografia ou histeroscopia, necessita de confirmação posterior através de laparoscopia ou ressonância magnética ou ultrassom 3D para diferenciar entre septo uterino, útero bicorno ou mioma submucoso.

O septo uterino não tem um significado claro como causa de infertilidade. No entanto, é causa de aborto de repetição (Glass, 1978). Decherney et al.. (1986), estudando 103 pacientes portadoras de septo uterino, num período de 5 anos, estimaram entre 15 e 25% a taxa de aborto e entre 13 e 18% a taxa de parto prematuro, obtendo uma taxa de gestação à termo após a correção do septo de 80%. Outros autores relatam uma taxa de 90% de nascidos vivos em mulheres que foram submetidas à histeroscopia para remoção do septo uterino.

As razões para esse sucesso são: não incisão do miométrio (fato que acontecia na abordagem via abdominal) e tempo cirúrgico curto. A gravidez pode ser conseguida um mês após o procedimento, bem como o parto normal pode ser tentado já que não se corta o útero da paciente. Em alguns casos de útero septado com canal cervical duplo, Donnez (1994) propõe a abordagem cirúrgica em dois tempos: o septo vaginal é ressecado com ajuda do laser de CO2 e 2 meses após, com o aspecto do orifício cervical completamente normal, promove-se a ressecção do septo uterino com o uso de YAG laser.

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!